Assinantes DSL mundiais ultrapassam os 100 milhões

O número de assinantes de banda larga via acessos DSL ultrapassou a casa dos 100 milhões de usuários no mês de fevereiro, segundo dados divulgados pelo DSL Forum, apurados pelo instituto Point Topic. Foram adicionados somente no ano passado 35,5 milhões de novos usuários em banda larga DSL. Nos EUA, cujos acessos de banda larga são em sua maior parte por cabo, o número de assinantes DSL passou dos 16 milhões, enquanto que a base da América Latina registrou um crescimento de mais de 100%. Os números foram divulgados na CeBIT, em Hannover, Alemanha.
Na AL, segundo o estudo, o Brasil lidera o crescimento de acessos DSL, com 1,9 milhão de acessos (1,013 milhão em 2003). O Brasil é seguido pelo México (560 mil), Argentina (310 mil) e Chile (260 mil). Os demais países da AL somam 360 mil usuários. No total, a AL contabiliza 3,390 milhões de usuários DSL.

Ásia

A China, que é o maior mercado de assinantes DSL, chegou ao final do ano passado com mais de 8,5 milhões de usuários. Na Europa, a França lidera com 3,2 milhões, seguida pelo Reino Unido (2,8 milhões) e Itália (1,7 milhão). A previsão do DSL Forum é que até 2010 o número de assinantes DSL cheguem a 500 milhões.
Enquanto aumenta a base de assinantes, com os acessos ADSL dominando as conexões DSL, novas tecnologias evolutivas começam a surgir. Esses novos padrões têm em comum o fato de suportar as aplicações triple play (vídeo, voz e dados). É o caso do ADSL2plus, que cresce rapidamente na Suécia, Noruega e França, com testes nos EUA. Outra evolução, o VDSL, encerrou 2004 com 5 milhões de assinantes, principalmente na Coréia do Sul, Japão e China. Finalmente, o VDSL2 pode começar a ser padronizado a partir de maio deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui