Segundo o relatório financeiro da Hughes Electronics, controladora da DirecTV, a operação de DTH registrou um crescimento de apenas 32 mil assinantes na América Latina durante o primeiro trimestre do ano, chegando à marca de 1,642 milhão em toda a região. O resultado reflete a desaceleração das economias nos dois principais mercados da DirecTV fora dos EUA, Argentina e Brasil. Como conseqüência, a receita líquida da DirecTV Latin America foi de US$ 165 milhões na América Latina, praticamente o mesmo que havia sido registrado no trimestre anterior. A estagnação deste indicador se deve à desvalorização cambial na Argentina, o que também puxou o EBITDA para baixo, fazendo-o chegar a US$ 61 milhões negativos, contra US$ 44 milhões negativos no trimestre anterior.
A DirecTV calculava chegar, este ano, ao break even de suas operações na América Latina, mas reviu os planos em função da situação econômica geral. A previsão de crescimento de 250 mil assinantes para a região em 2002 também foi reduzida para algo entre 150 mil e 200 mil assinantes.
Nos EUA, a DirecTV mudou os critérios de contagem, e isso resultou em um número final com 360 mil assinantes a menos do que no final do ano passado, quando havia cerca de 10,7 milhões. No entanto, o crescimento líquido (novos assinantes menos assinantes que desistiram do serviço) da DirecTV no primeiro trimestre nos EUA foi de cerca de 365 mil assinantes.
Balanço