Ancine aprova novo plano estratégico

A diretoria colegiada da Ancine aprovou o novo Planejamento Estratégico da agência. Segundo o órgão regulador, para auxiliar nas ações de planejamento, foi firmada parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, que realizou, por dois meses, oficinas com a participação de servidores da agência. Como resultado do processo, foram produzidos os seguintes produtos do Planejamento Estratégico:
* Mapa Estratégico, que contempla a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da Ancine;
* Indicadores Estratégicos, para mensurar o alcance dos objetivos estratégicos com os principais atributos, inclusive as metas para o período;
* Carteira de Projetos Estratégicos, a serem implementados no período, com principais entregas, prazos e responsáveis; e
* Cadeia de Valor, que declara os macroprocessos e processos da Ancine.

O primeiro passo foi a definição da visão da instituição, de modo a constituir a Ancine como um "Agente de transformação do ambiente regulatório e de indução de políticas públicas para o audiovisual brasileiro". Em seguida foi definida a missão, no sentido de "Promover um ambiente regulatório equilibrado e de desenvolver o setor audiovisual brasileiro em benefício da sociedade".

Dando prosseguimento ao planejamento, foi consolidado o novo Mapa Estratégico, que apresenta como principais objetivos da agência a expansão da presença da produção audiovisual nacional em todos os segmentos de mercado, inclusive no exterior; a redução de barreiras de entrada para novos agentes; a racionalização das ações de fomento; e o alinhamento do ambiente regulatório às transformações do mercado audiovisual.

Na gestão interna, a Ancine se comprometeu a promover a integração e transformação digital dos serviços; a desenvolver a cultura de colaboração e de gestão orientada por resultados; racionalizar o uso dos recursos logísticos, orçamentários e financeiros; e aprimorar a gestão de informação de riscos e a governança institucional.

Na Carteira de Projetos Estratégicos aprovada também pelo Comitê de Governança, Riscos e Controles da Ancine, estão previstos projetos que serão implementados de forma a possibilitar o alcance dos objetivos. Entre os projetos previstos estão o aperfeiçoamento do aparato regulatório e fiscalizatório e a criação de indicadores de acompanhamento de políticas públicas e de regulação.

A fim de racionalizar as ações de fomento, a Ancine pretende elaborar estudo sobre o impacto da pandemia nos diversos segmentos da cadeia produtiva do audiovisual, além de analisar os resultados dos projetos selecionados no FSA quanto a geração de emprego e renda.

Abaixo, o Mapa Estratégico completo:

2 COMENTÁRIOS

  1. O que a Ancine precisa se posicionar:

    1. Vai regular VoD com cotas e diminuir a assimetria regulatória para o SeAC?
    2. Vai prorrogar as cotas de tela cinematográfica e as do Seac?
    3. Vai instituir cota na radiodifusão?
    4. Vai regular a disponibilização das obras fomentadas com mais de 10 anos para os canais públicos como diz a MP?
    5. Vai prorrogar os prazos atuais de captação por pelo menos 24 meses em razão da COVID, incluindo assim também os de prestação de contas e aqueles contratuais do FSA etc?
    6. Vai tornar o processo de prestação de contas mais estável e racional?
    7. Vai simplificar os processos organizacionais internos?
    8. Os emails serão respondidos e os telefonemas atendidos? As orientações serão claras,objetivas e precisas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui