Festival de Cinema Latino-Americano de SP divulga sua programação

O Festival de Cinema Latino-Americano de SP divulgou a programação de sua 9ª edição, que acontece de 24 a 30 de julho, em nove salas. No total, são 114 filmes, representando 16 países da América Latina e do Caribe, com entrada gratuita.

Na programação, obras exibidas nos principais festivais como: Cannes (o argentino “Refugiado”, de Diego Lerman), Sundance (“O Chaveiro”, de Natalia Smirnoff, Argentina), Veneza (o chileno “As Irmãs Quispe”, de Sebastian Sepúlveda), Locarno (“Os Insólitos Peixes-Gato”, da mexicana Claudia Sainte-Luce) e Roterdã (o cubano “Hotel Nueva Isla”, de Irene Gutierrez e Javier Labrador, e “Réimon”, do argentino Rodrigo Moreno).

Entre os filmes inéditos programados estão o cubano “Vende-se”, de Jorge Perugorría; o mexicano “Rezeta”, de Fernando Frías de la Parra; o chileno “Matar a Um Homem”, de Alejandro Fernández Almendra; o uruguaio “O Militante” de Manolo Nieto;  o paraguaio “A Leitura de Justino”, de Arnaldo André; o equatoriano “A Morte de Jaime Roldós”, de Manolo Sarmiento e Lisandra I; o boliviano “Conto Sem Fadas”, de Sergio Briones; o peruano “Planta Madre”, de Gianfranco Quattrini; e o colombiano “Terra Sobre a Língua”, de Rubén Mendonza.

Pré-estreias de longas-metragens brasileiros também estão na programação – entre eles, “Anna K”, de José Roberto Aguilar; “Amparo”, de Ricardo Pinto e Silva; “Corte Seco”, de Renato Tapajós; e “Hamlet”, de Cristiano Burlan. Outros títulos nacionais ganham sua primeira projeção pública em São Paulo, como “Periscópio”, de Kiko Goifman, e “Mão na Luva”, de Roberto Bomtempo e José Joffily.

O Festival promove homenagens, acompanhadas de retrospectivas de filmes, ao cineasta e produtor Pablo Trapero, à atriz e produtora Martina Gusmán – ambos argentinos -, ao cineasta Silvio Tendler, diretor dos documentários de maior bilheteria do cinema brasileiro, e à atriz e produtora Leandra Leal.

Mostras

Uma mostra inédita, intitulada Docs Musicais América Latina, reúne documentários dedicados a importantes artistas da música da América Latina, além de encontros, debates, Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, oficinas, o seminário Nuevas Ventanas (que discute as novas possibilidades de circulação dos filmes na era digital e conectada), debates e encontros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui