As duas maiores redes de TV comercial do Reino Unido, a privada ITV e a estatal Channel 4 (totalmente financiada pela publicidade), investiram nos últimos anos no desenvolvimento de suas soluções de VOD. A ideia da ITV, explica a diretora comercial do canal, Faz Aftab, é ampliar os momentos de contato com a audiência com o seu ITV Hub, lançado em 2015. "Não importa onde e como as pessoas assistem o canal, contanto que passem mais tempo conosco", diz. O serviço conta com 20 milhões de usuário registrados.
A estratégia para atrair o público é a flexibilidade de grade, otimizada para cada perfil de usuário. Segundo Aftab, a sugestão dos conteúdos se dá através da união de curadoria com algorítimo. "Podemos organizar uma grade que ajuda o usuário a ver mais conteúdo. O desafio é fazer isso e ainda fazer com que experimente novos conteúdos", diz a executiva.
Já o canal estatal comercial Channel 4 entrou no mundo OTT em 2016 com o All 4 e, segundo a diretora do produtor, Sarah Milton, o desafio, naquele momento, era aumentar a relevância dos conteúdos. O serviço conta com 16 milhões de usuários registrados e a curadoria se dá pela segmentação. O All 4 trabalha com nove segmentos distintos, e é isso que vai determinar qual conteúdo será promovido para cada usuário.
Questionadas sobre a viabilidade comercial dos produtos sustentados por publicidade, caso os canais lineares deixassem de existir, nenhuma das executivas apostou no sucesso. "O IP é ótimo, mas não tão bom quanto distribuir para uma massa enorme de espectadores ao mesmo tempo", disse Aftab. As executivas participaram do IBC 2017, que acontece esta semana em Amsterdã.