Para o mês das crianças, a plataforma Gente, do Grupo Globosat, preparou conteúdos especiais com a temática comportamento infantil – são podcasts, vídeos e artigos que podem servir de pesquisa para educadores, pais ou estudiosos do assunto. Todos os materiais foram desenvolvidos em parceria com o canal Gloob e estão disponíveis para consulta gratuita no site da plataforma.
O primeiro material inédito é um artigo da jornalista Daniela Tófoli, diretora de redação da revista Crescer, da Editora Globo, sobre como as crianças consomem tecnologia. Em "Geração Mobile", Daniela reflete sobre a forma com a qual o público infantil se relaciona com as novas tecnologias e ainda enfatiza a necessidade dos pais estipularem regras relacionadas a essa questão. O artigo tem como base uma pesquisa realizada pela revista em junho deste ano com cerca de 2 mil famílias.
No podcast "Brincadeira: espaço de liberdade e autonomia", Juliana Wallauer, editora do B9 e co-criadora do podcast Mamilos, conversa com Renata Meirelles, criadora do projeto "Território do Brincar", que versa sobre a importância de permitir que as crianças brinquem de forma livre. Para as duas, o brincar é importante especialmente como forma da criança descobrir o mundo e se relacionar com ele e não precisa atender objetivos pedagógicos específicos.
Por fim, o estudo "Prazer, Somos a Geração Alpha!", que inspirou o especial Dia das Crianças, é uma produção do canal Gloob. No material, é mostrado como essa geração nascida a partir de 2010 redefiniu padrões de comportamento e, brincando, revelou uma nova visão de mundo. Um material em vídeo batizado de "Os Alphas" completa o conteúdo. Para Anna Carolina Mezashi, coordenadora de Inteligência de Mercado dos canais Gloob e Gloobinho, "Trabalhar com conteúdo infantil requer dedicação, cuidado e atualização constantes, pois é um target que se renova o tempo todo. Consideramos fundamental aprofundar o nosso conhecimento através de estudos, pesquisas e também acompanharmos as discussões em alta nas redes sociais. Tudo isso contribuiu para trazermos insights para diferentes áreas do canal.".