Plataforma Curta! Educação registra resultado acima da média no município de São Manuel (SP)

A rede municipal de ensino de São Manuel (SP) encerra o ano de 2023 celebrando a integração entre cultura, educação e tecnologia. Na parceria com a plataforma de streaming CurtaEducação, o município promoveu o encontro entre o audiovisual e a pedagogia, impactando positivamente o ambiente educacional.

A plataforma CurtaEducação une educação e entretenimento, promovendo engajamento e transdisciplinaridade através de conteúdos audiovisuais relevantes. São mais de 2.000 filmes e episódios de séries – classificados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) – disponíveis para todas as etapas de ensino, da educação básica ao ensino superior, além de coleções temáticas para formação continuada em Ciências Humanas. Os conteúdos são os organizados em planos customizados – Infantil, Fundamental/ Anos Iniciais, Fundamental/ Anos Finais, Médio e ENEM, Ensino Superior e Educadores – e contam com materiais pedagógicos complementares. O projeto CurtaEducação é gerenciado pelo Instituto Tamanduá Cultural.

Diversas instituições de ensino trabalham com o Curta! Educação. O destaque deste semestre foi a rede municipal de São Manuel (SP), que, segundo o grupo, bateu todas as expectativas. Abrangendo um corte de seu catálogo voltado para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, a plataforma foi contratada para todas as escolas da rede, tornando-se um recurso pedagógico para professores e alunos. Para incentivar o uso efetivo da plataforma, foram realizadas a Oficina e o Concurso "Procura-se Professor Autor", a fim de estimular a utilização do conteúdo audiovisual pelos professores em suas práticas pedagógicas.

Dos três mil alunos da rede, 1374 (48%) assistiram a pelo menos um dos 48 filmes utilizados em projetos pedagógicos. Além disso, 154 docentes (dos 300 professores da rede) se inscreveram para participar da oficina. Ao final, 74 relatos das experiências com os filmes em salas de aula foram compartilhados pelos professores no "banco de relatos de uso" da rede colaborativa nacional de ideias em torno do uso pedagógico de filmes na escola. Os relatos positivos dos professores demonstram o impacto positivo dessa plataforma na educação.

Estes professores concorrem a três prêmios de Melhor Relato do Concurso Professor-Autor, que serão anunciados em cerimônia no início do próximo semestre letivo, em categorias específicas: Educação Infantil; 1º e 2º ano; e 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além de diplomas, os professores serão premiados com troféus personalizados e caixinhas de som, reconhecendo não apenas seu empenho, mas também a qualidade das experiências compartilhadas.

Para o Prefeito Ricardo Salaro, a plataforma "amplifica a troca de experiências e boas práticas, estimulando um processo de ensino mais moderno e alinhado às expectativas das novas gerações". Já para Elys Pacheco, diretora de educação do município, a iniciativa representa uma união proveitosa entre educação, entretenimento e estratégias que otimizam o uso do audiovisual no ensino-aprendizagem. "Os professores têm utilizado a CurtaEducação como complemento às aulas, projetos e para a consolidação das habilidades trabalhadas em sala de aula. Através dessa ferramenta, é possível enriquecer as atividades educativas, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interativa para os alunos", explica a diretora. 

Na página do grupo de escola do Curta! Educação para o município de São Manuel estão disponíveis filmes, séries e materiais educacionais para os educadores enriquecerem suas aulas e o processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. É possível acessar como aluno ou como professor. "É o audiovisual brasileiro fazendo diferença nas escolas públicas", diz Julio Worcman, sócio-fundador do Curta!. A iniciativa contribui também para a formação de plateias para a produção audiovisual nacional e abre novos mercados aos produtores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui