Documentário filmado na cidade mais indígena do País é exibido no Festival de Havana

Cena de "O Contato" (Foto: Divulgação)

Depois de fazer sua estreia no Festival É Tudo Verdade, o documentário "O Contato", produzido pela Bang Filmes, de Juliana de Carvalho, com direção de Vicente Ferraz ("Soy Cuba – O Mamute Siberiano" e "A Estrada 47"), foi selecionado para o Festival Internacional do Novo Cine Latinoamericano, que acontece em Havana (Cuba) até o dia 17 de dezembro. Tendo a Amazônia como plano de fundo, a narrativa acompanha os personagens que circulam no município de São Gabriel da Cachoeira, onde convivem 23 etnias e 18 idiomas indígenas. 

A sessão de "O Contato" no festival de Havana acontece neste sábado, 16. No início de 2024, o filme será exibido na cidade de São Gabriel da Cachoeira e em comunidades que participaram – as opiniões dos indígenas sobre o filme serão gravadas. Em fevereiro, será lançado "Línguas da Floresta", um spin-off do documentário, no canal CineBrasilTV e com exibições especiais. A estreia comercial de "O Contato" nas salas de cinema será em abril, no mês do protagonismo indígena. O patrocínio do longa é de Austral, Valid, Civil Master e CSP Consultoria e Informática, com a complementação do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE). 

São Gabriel da Cachoeira é um dos municípios com maior extensão do mundo, com 109.184,996 km². Localizado na região da Cabeça do Cachorro, que faz fronteira com Brasil, Venezuela e Colômbia, 95% da sua população é composta por indígenas. Toda essa diversidade de culturas e tradições ancestrais está refletida em misticismo, sonhos, compartilhamento, busca por novos conhecimentos e caminhos de sobrevivência. O documentário cobre cerca de 3.000 quilômetros no entorno do Rio Negro e mergulha na visão de mundo desses povos originários, que há séculos lutam para manter seus direitos, seus modos de vida e a floresta de pé. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui