Depois de rodar no Brasil, a minissérie "A Queda de Abadiânia", primeira coprodução independente Brasil-Portugal neste formato, dá início às filmagens em Lisboa das cenas sobre os bastidores do escândalo envolvendo João de Deus, condenado por assédio sexual. A minissérie é uma parceria entre Ventre Studio, Canal Brasil, Coral Europa e TVI e tem estreia prevista para este ano, no Canal Brasil.
As atrizes portuguesas Ana Sofia Martins e Dalila Carmo contracenam com o elenco brasileiro, formado por Marco Nanini, Bianca Comparato, Karine Teles, Antonio Saboia e outros talentos, em São Pedro de Alcântara, Bairro da Bica e Praça do Comércio, locações da capital portuguesa. As filmagens além-mar contam com a presença da diretora de fotografia Janice D'Avila, da produtora e sócia do Ventre Studio, Paula Cosenza, além da diretora da série, Marina Person.
"Estou muito feliz de poder fazer parte de um projeto que tem essa integração com Portugal. É a minha primeira experiência filmando uma ficção em território internacional. Adorei trabalhar com a equipe portuguesa. Estamos encantadas com Lisboa, onde quer que coloquemos a câmera, fica lindo. O sol de inverno faz com que todas as horas sejam mágicas. A história se sente presente na paisagem e nas edificações centenárias", comenta a diretora.
Na série, a vida de duas irmãs muda completamente quando elas cruzam o caminho de João de Deus, famoso líder místico que atrai milhares de pessoas a Abadiânia em busca de cura. Dezessete anos depois, durante a semana que antecede a queda e prisão do "maior curador do Brasil", acusado de cometer centenas de abusos sexuais ao longo de décadas, Cecília, a irmã traumatizada que foi morar em Lisboa, retorna a Abadiânia para resgatar Carmem, agora leal funcionária de João. O reencontro das irmãs – cada uma de um lado da história – se sobrepõe à queda do império de João de Deus.