Em "Mundo Cão", maior desafio da produção foi trabalhar com animais

Um dos grandes desafios na produção do suspense "Mundo Cão", que estreia nas salas de cinema nesta quinta, 17, foi o trabalho com animais. O diretor do longa, Marcos Jorge, conta que, além de muito planejamento, a produção demandou jogo de cintura para lidar com o imponderável.

"É uma técnica que não se aprende na escola. Exige muito do diretor, um planejamento e capacidade de improvisação grande. O planejado nunca acontece no set", conta. O diretor já havia trabalhado com animais diversas vezes, em publicidade, mas nunca teve que trabalhar com animais que deveriam demonstrar agressividade. "Condicionar o animal para parecer agressivo, sem ser agressivo é difícil", explica.

O especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, o Doutor Pet, acompanhou o processo antes e durante as filmagens. Foi dele a indicação do treinador principal que trabalhou com os animais, Elias de Oliveira. "O Elias, me convenceu a usar cães rottweiler e doberman, não apenas pela aparência feroz, mas por sua inteligência", conta Marcos Jorge.

Os cães, que são "alugados" de seus donos originais, começaram a ser treinados alguns meses antes das filmagens e todas as cenas foram ensaiadas, no local original de filmagem e com a equipe técnica e elenco, para diminuir a chance de imprevisto. "É muito caro. Além dos cachorros, que ficaram durante muito tempo conosco, tínhamos pelo menos três treinadores em cada cena, às vezes mais. No set, os animais só bebiam água mineral, pois não queríamos correr o risco de que contraíssem alguma infecção. Um dos cachorros é interpretado por três cachorros diferentes em uma única cena", explica.

Os atores também passaram muito tempo se relacionando com os animais antes das filmagens. "No final, os cães obedeciam os comandos do Lázaro Ramos, ele queria levá-los para casa", brinca.

Quando um animal late e demonstra agressividade em uma cena, ele o faz para o treinador. Por isso, o treinador tinha que estar atrás dos atores. "Tem que dar um jeito de posicionar o treinador atrás do ator, mas mantendo-o fora de quadro". Além disso, para que o cão não se movimente tanto no set, ele era preso a uma guia muito fina que passava por uma gancho preso no chão. Assim, um segundo treinador poderia deixar o cão "mais solto", mas confinado a um espaço. As guias tiveram que ser apagadas na pós-produção. Também foram criadas em computação gráfica os xixis dos cachorros em duas cenas. Os cachorros foram condicionados a colocar a pata numa plataforma que foi apagada, ao mesmo tempo em que o jato foi incluído na cena. "Tivemos que criar vários truques. Mesmo com planejamento, chega no dia da filmagem, e a coisa não funciona. O cachorro não sabe o que está combinado", diz Marcos Jorge.

Mesmo com as dificuldades, o diretor conta que conseguiu colocar na tela o que estava no papel. Apenas duas cenas levaram mais tempo que o planejado. "Eu sabia como ia montar o filme. É preciso ter essa noção antes. Com animal pode ser roubada confiar somente em plano sequência. Isso é coisa que agente aprende fazendo", conta.

"Fizemos questão de salientar que não houve maltrato não apenas durante as filmagens, mas em nenhum momento", finaliza.

"Mundo Cão" é produzido pela Zencrane Filmes em parceria com a Migdal Filmes, com coprodução da Paramount Pictures Corporation, da Globo Filmes e da Lereby e distribuição da Paris Filmes e da Downtown Filmes. A produção é de Cláudia da Natividade e Iafa Britz. Marcos Jorge assina também o argumento e roteiro, ao lado de Lusa Silvestre. No elenco estão Lázaro Ramos, Adriana Esteves, Babu Santana, Milhem Cortaz, Antonio Ravan, Thainá Duarte, Vini Carvalho.

Sinopse

Santana (Babu Santana) é um funcionário do Departamento de Combate às Zoonoses que trabalha recolhendo cachorros perigosos das ruas, na época em que a lei que proíbe o sacrifício de animais sadios ainda não havia sido sancionada. Avesso a confusões, ele leva uma rotina tranquila com sua esposa e filhos até o dia em que seu caminho se cruza com o de um rottweiler. Por um mal-entendido, o dono do cão, Nenê (Lázaro Ramos) se indispõe com Santana e suas atitudes vão alterar completamente a vida dele e de sua família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui