Em junho, circuito virtual de palestras aborda games e cinema como impacto social

O "Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo" prossegue em junho com cinco encontros online conduzidos por grandes nomes do audiovisual do país. Parceria da Brazucah Produções com o Centro Paula Souza, a iniciativa é destinada a estudantes, professores e demais pessoas interessadas no processo criativo do audiovisual do país.

As atividades deste mês começam no próximo dia 22, às 10h, com a mesa "Cinema-game: o audiovisual no desenvolvimento de games", ministrada por Gustavo Steinberg, profissional com extensa carreira no cinema e codiretor e roteirista da premiada animação "Tito e os Pássaros". Steinberg é ainda idealizador do BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), primeiro festival independente de games da América Latina.  

A palestra "O cinema brasileiro e as diferentes realidades (realidade aumentada e realidade virtual)" fecha as atividades do dia 22, às 16h, com um panorama das novas narrativas imersivas na produção cinematográfica do país. O encontro será conduzido por Ana Arruda (foto), produtora, curadora e programadora com experiência em mais de 50 mostras e festivais de cinema no Brasil e em outros países e integrante do Conselho da Associação XRBR – Hub Brasileiro de X-Reality.

Já no dia 23 serão promovidos três encontros que vão focar no papel do cinema como instrumento de transformação social. A primeira mesa será, às 10h, com o tema "O cinema da quebrada", que vai trazer André Fidelis e Valter Rege falando sobre o importante papel dos cineclubes para a disseminação da linguagem cinematográfica no país e como mecanismo de combate a preconceitos de raça, gênero e orientação sexual. Fidelis é pedagogo, especialista em gestão educacional, comunicador popular e integrante do coletivo Força Tururu. Já Rege é profissional de comunicação multitarefa, cineasta, creator e finalizador de filmes.

Ainda no dia 23, às 14h, será a vez da mesa "A periferia no cinema brasileiro", com Flávio Brito, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor da FAAP, Brito atua ainda como educador e coordenador junto a ONGs, instituições públicas e privadas em projetos direcionados à formação de jovens e professores para utilização de linguagens audiovisuais em contextos pedagógicos.

Os encontros de junho serão finalizados com a mesa "Cinema de impacto", ministrada às 16h por Rodrigo Díaz Díaz, diretor e produtor audiovisual com mais de 20 anos de experiência e sócio do Instituto Taturana, onde atua com distribuição e outros projetos com foco em impacto social. Durante este encontro, será apresentado em primeira mão o projeto de distribuição e o desenvolvimento da campanha do filme "Limiar", com estreia prevista para agosto de 2021. 

"Serão conversas extremamente produtivas e conduzidas por profissionais renomados do nosso setor. As mesas deste mês foram pensadas para demonstrar como o audiovisual está integrado a outras mídias e é uma importante ferramenta de impacto social", afirma Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções.

Como participar 

As inscrições para as palestras podem ser realizadas online até a data de cada atividade. Apenas as pessoas inscritas em cada evento receberão certificados de participação.

Todos os encontros de junho serão transmitidos ao vivo pela página do Cinesolar no Facebook. A palestra "Cinema brasileiro e educação: Cinema e periferia" também pode ser acompanhada pelo canal do YouTube do Centro Paula Souza.

O "Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo" é uma contrapartida social de formação de público dos projetos Cinesolar, Cine Autorama e Rede Brazucah, organizados pela Brazucah Produções e que foram viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização Ministério do Turismo e Governo Federal.

Os encontros virtuais foram abertos em 27 de abril com a palestra "Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo", ministrada pela cineasta Anna Muylaert. Até novembro, serão ministradas um total de 35 palestras sobre diversos aspectos da produção audiovisual, como streaming, processos de criação de figurino, fomentos de novos talentos no cinema nacional e a relação de raça e gênero na produção brasileira, entre outros. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui