PRODUÇÃO
16/07/2019, 19:11

"D.P.A. – Detetives do Prédio Azul" está confirmada até a 15ª temporada e terá novo longa derivado

POR MARIANA TOLEDO

Em maio deste ano, o Gloob estreou a 12ª temporada de "D.P.A. – Detetives do Prédio Azul". A nova leva chegou acompanhada de um grande marco: 300 episódios exibidos. A série, que inaugurou o canal, em 2012, se tornou fenômeno nacional e já está no ar há sete anos, acumulando premiações, desdobramentos no digital e também nos cinemas, além de uma série de produtos licenciados e eventos ao vivo.

Em entrevista exclusiva para TELA VIVA, Renata Brandão, CEO da Conspiração Filmes, produtora responsável por "D.P.A.", conta que o desafio lá no início, sete anos atrás, era realizar uma primeira temporada de qualidade, construindo e definindo bem a identidade dos personagens e o escopo dessa história. "Começamos com micros desafios e, de lá pra cá, fomos desenvolvendo cada vez mais coisas em cima de 'D.P.A.'. Dramaturgia infantil é um conteúdo bastante nichado. Quando começamos, isso praticamente não existia na TV fechada, não havia produção independente nesse mercado. Saímos na frente e aprendemos muita coisa, especialmente em relação à filmagem com crianças, estrutura de produção, escala seriada… Hoje, fazemos duas ou três temporadas anuais, e nos últimos anos ainda intercalamos com a gravação dos filmes.", diz.

Ao longo dos anos, a série foi se adaptando aos novos hábitos de consumo do público e investindo cada vez mais em desdobramentos para outras plataformas. Entre as novidades, surgiram lives, votações para decidir os finais dos episódios, playlists, enquetes no Instagram, entre outras ações. "O consumo streaming do 'D.P.A.' é gigantesco. Obviamente, ainda somos relevantes no linear. A série ocupa um horário importante da grade do canal e sempre vai bem de audiência, é um espaço que já tem uma boa base de fãs. Mas nosso on-demand, seja na TV ou no mobile, também é bem forte. E o fato de hoje termos já tantas temporadas disponíveis no VoD possibilita ainda que as crianças assistam diversos episódios na sequência. É um conteúdo altamente maratonável.", ressalta Renata.

Além do crescimento no número de produtos desenvolvidos a partir desta propriedade, a série também foi crescendo até fisicamente, em termos de produção. "Hoje, temos um estúdio construído exclusivamente para o 'D.P.A.'. Inicialmente, tínhamos sete personagens fixos, agora são 12. São novos cenários, cada vez mais participações especiais, upgrade de qualidade de imagem e resolução, entre outros ganhos.", relembra a CEO. Os episódios, por exemplo, também evoluíram para um maior tempo de duração – no começo, eram 11 minutos, hoje são 26. Para Renata, isso aconteceu porque a trama foi ganhando cada vez mais corpo, e passou a ser difícil resolver o arco do episódio em tão pouco tempo. Ela reforça ainda que a mudança se refletiu positivamente nos números de audiência.

A diretora da Conspiração pontua também as mudanças relacionadas à direção de arte: "No começo, mal tínhamos efeitos especiais, enquanto atualmente a magia é um dos elementos fortes da série. É um know-how muito diferente de quando começamos. Nossa direção de arte se tornou full time, é uma equipe muito grande. A gente requintou a produção nesse sentido e permitiu que as histórias fossem mais além.".

No momento, o foco da produtora é estar mais presente no mundo das live experiences. "O nosso goal atual é aproximar as crianças do universo da série. Pensamos em hologramas, espaços interativos e todo tipo de experiência nesse sentido.", explica Renata. Um exemplo de iniciativa no formato que eles buscam é a promoção de encontros entre elenco e fãs do seriado nos próprios cenários da série, como foi feito aqui.

"D.P.A. – Detetives do Prédio Azul" está no ar atualmente com a reprise da 12ª temporada – que conquistou relevantes resultados, especialmente no digital. No YouTube, as lives dessa temporada tiveram mais do que o triplo de views em relação às da última, enquanto no Instagram as enquetes para escolher o final dos episódios registraram 22% mais votos. Por fim, a estreia da 13ª temporada está prevista para o primeiro semestre de 2020. Além disso, a atração já está garantida para até uma 15ª temporada e tem mais um longa-metragem confirmado – o terceiro da franquia, com gravações previstas para começarem ainda este ano.

"D.P.A. é a série que inaugurou o Gloob, em junho de 2012, e se tornou um fenômeno nacional, premiado várias vezes pela qualidade do conteúdo. Muita coisa mudou nesses sete anos: buscamos novas formas de interagir com o público, com as lives, as votações para decidir os finais dos episódios e todo o conteúdo digital. Também introduzimos a magia na série, que criou ainda mais mistérios para os detetives e desafios para a produção, mas que deu um toque especial ao enredo. Até os próprios detetives mudaram. Porém, continuamos com a missão de levar histórias encantadoras e cativantes aos nossos pequenos fãs. Já estamos na 12ª temporada, contabilizamos dois filmes, spin-offs, eventos de shopping, produtos licenciados e, claro, esperamos que muito mais venha por aí.", finaliza Luciane Neno, Gerente de Marketing e Plataformas Digitais dos canais Gloob e Gloobinho.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2019 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top