Festival de Curtas de São Paulo exibirá 437 produções

O 15º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo divulgou a seleção de filmes que participarão do evento. O festival, que acontece de 26 de agosto a 4 de setembro, tem como tema este ano Megacidades. Na seleção estão vencedores do Oscar e dos festival de Berlim, Sundance, Clermont-Ferrand e Oberhausen, além de homenagens a Thomaz Farkas e François Truffaut. São, no total, 437 produções de 49 países, sendo 157 títulos brasileiros.
O festival de curtas exibe, pela primeira vez, uma obra licenciada pelo Creative Commons, que permite que qualquer pessoa reproduza, distribua na Internet e utilize trechos da obra em novas obras, sem a necessidade de pedir autorização para o autor. Trata-se do filme ?Anna Lívia?, escrito e dirigido por Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV no Rio de Janeiro e coordenador do projeto Creative Commons no Brasil.
De 29 a 31 de agosto, o festival sedia o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), que reúne os realizadores de curta-metragem e de documentários. Promove ainda, no dia 1º de setembro dois workshops, feitos em parceria com os EstudiosMega e com o laboratório MegaColor, que oferecem 50 vagas cada um e abordam aspectos da pós-produção digital e da mixagem em sistema Dolby. As inscrições são abertas ao público e podem feitas nos dias 29 e 30 de agosto, das 11h00 às 20h00, no no MIS.
As projeções ocupam as telas de 13 salas de São Paulo: Museu da Imagem e do Som (Auditório e Sala Multimídia), CineSesc, Centro Cultural Banco do Brasil (Cinema e Sala de Vídeo), Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto), Espaço Unibanco de Cinema (Sala 4), Sala Cinemateca, Cinusp Paulo Emílio, Fundação Armando Álvares Penteado (Auditório 1), Cine MorumbiShopping (Sala 4), Sesc Itaquera (Cinema) e Sesc Vila Mariana (Auditório). O festival promove também extensões em outras três capitais. No Rio de Janeiro (no dia 3/09, no Cine Odeon BR) e no Recife (6/09, no Cinema Apolo) acontecem maratonas cinematográficas reunindo destaques do evento. Já em Porto Alegre, parte da programação está organizada em dez sessões previstas no período de 9 a 12 de setembro na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui