Pitching da Expocine bate recorde com crescimento de 50% nas inscrições em relação a 2020

Por conta do sucesso da primeira edição, em 2021, a Expocine retorna com a dinâmica de sessões de pitching dentro da sua programação híbrida, que acontece de 16 a 19 de novembro no online e no Cine Marquise, em São Paulo. Neste ano, o formato bateu recorde de inscrições e registrou crescimento de 50% em relação ao ano passado. Para o pitching de 2021, foi aberto um espaço para criativos e produtores apresentarem projetos ou roteiros, de obras seriadas de ficção; ou longa-metragem de ficção, documentário ou animação. Agora, todos os 170 inscritos passam pela validação dos itens obrigatórios e especificidades buscadas pelos players confirmados para o evento de novembro e, em seguida, serão avaliados pela banca formada por profissionais do mercado. 

Para compor esta banca, a Expocine convidou sete especialistas que farão parte da sua curadoria. Na seleção dos longa-metragens, a banca contará com Ilda Santiago, uma das fundadoras e sócia do Grupo Estação – empresa referência na exibição e distribuição do cinema de arte e de qualidade no Brasil. Diretora do Festival do Rio, representa e colabora com outros importantes festivais e mostras, além de ser produtora e co-produtora de filmes nacionais. Marcos Oliveira, consultor do setor de produção e distribuição audiovisual, atua no desenvolvimento de projetos, captação e distribuição, tendo passado por empresas como 20th Century Fox, Warner Bros e Universal Pictures. E Cadu Valitoni, produtor experiente de obras premiadas e de destaque em grandes festivais, tem passagem pelos principais eventos de mercado e coordena projetos de novos autores, além de ser professor de cinema. 

Os convidados para a banca responsável pela seleção das obras seriadas são Sonia Rodrigues, escritora e roteirista premiada. Consultora da Globo Filmes para análise de roteiros há 18 anos, também é coordenadora acadêmica da Escola de Séries e professora. Leandro Matos, autor e roteirista com trabalhos para TV, cinema e streaming. Rafael Sampaio, diretor geral do BrLab, tem experiência também com programação de salas de cinema, festivais e mostras e atua como coordenador de cursos e produtor executivo. E Kelly Castilho, cineasta com atuação em peças publicitárias, cinema e TV e liderança em movimentos como o "+Mulheres Lideranças do Audiovisual" e o "Grupo Mulheres do Brasil". 

Em outubro, 40 desses projetos selecionados – 20 de obras seriadas e 20 longas-metragens – serão apresentados a uma banca de pré-seleção, que determinará dez finalistas em cada segmento. A divulgação dos finalistas acontece até 1º de novembro. 

Qualquer uma das credenciais da Expocine dá acesso à apresentação dos finalistas no pitching público, que acontece durante a convenção, nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro. O credenciamento já está aberto, com lote promocional, para compra antecipada pelo site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui