"A Última Festa", de Matheus Souza, é um filme jovem "sobre histórias de amor e, sobretudo, de amizade", segundo o diretor 

Protagonistas do filme "A Última Festa", de Matheus Souza (Foto: Divulgação)

"A Última Festa", longa escrito e dirigido por Matheus Souza ("Ana e Vitória", "Apenas o Fim"), chega aos cinemas no dia 26 de janeiro de 2023. Rodado em Portugal, ao longo de cinco semanas e antes da pandemia, o filme acompanha a festa de formatura de um grupo de jovens que se prepara para a faculdade e para as próximas etapas de suas vidas. O enredo, que mistura drama, romance e comédia, aborda dilemas típicos do fim da adolescência através de histórias paralelas que se entrelaçam. A trama ainda aborda a forte presença dos celulares e das redes sociais na vida dos personagens, como os grupos de conversa e os aplicativos de relacionamento.

A produção de "A Última Festa" é de Diogo Dahl, da Coqueirão Pictures, em coprodução internacional com Ar de Filmes (Portugal), Globo Filmes e Telecine. A H2O Films assina a distribuição. 

O longa é protagonizado por Marina Moschen ("No Mundo de Luna"), Christian Malheiros ("Sintonia"), Giulia Gayoso ("M8 – Quando a Morte Socorre a Vida") e pela atriz criadora do canal "Depois das Onze", Thalita Meneghim. Victor Lamoglia ("Como Hackear Seu Chefe"), Richard Abelha, Victor Meyniel, Caíque Nogueira, Leo Cidade e Muse Maya completam o elenco.

Assista ao trailer: 

Trailer de "A Última Festa", que estreia nos cinemas em janeiro

"No fundo, tudo o que está ali no filme é meio simbólico. Todo mundo teve uma festa na qual viveu alguma situação parecida com as que os personagens enfrentam. São quatro histórias que vão se intercalando – são histórias de amor mas, sobretudo, de amizade", apresentou o diretor e roteirista Matheus Souza em coletiva de imprensa. "Quando começo a escrever um filme, já sei a história que quero contar. Mas de repente vou misturando referências e trazendo coisas inusitadas. Esse filme, por exemplo, traz um pouco de 'Superbad', 'A Noite' e 'Ela é Demais'. Gosto de misturar coisas que acho que ninguém misturaria – daí, sempre sai algo novo. Venho fazendo filmes mais jovens e tento, nesses projetos, partir de um lugar de empatia, isto é, de entender o outro, cada personagem, e trata-lo com carinho. Evito julgar os jovens – tem muito filme sobre adolescente que é assim, apontando o dedo", observou. 

Souza dirige o filme e também assinou o roteiro. Sobre o processo de construção dos personagens, ele comentou: "Eu amo pessoas. Então cada vez que vou criar um personagem, crio um universo inteiro para ele e busco entender suas motivações. Não acredito em vilões, acho que cada um é protagonista da sua própria história". O diretor contou ainda que gosta de fazer filmes que tenham bastante diálogo e que, justamente por isso, busca conversar bastante com o elenco: "Eu falava muito com os atores para entender o que fazia sentido pra eles, como eles se sentiam com as falas, e também sempre dei abertura para as ideias deles. Para esse filme, assisti entre 400 e 500 testes para encontrar o elenco ideal. O resultado foi um time diverso, talentoso e cheio de facetas. É um elenco cheio de camadas – o que, para um diretor, é uma riqueza muito grande". 

Para o diretor e roteirista, "A Última Festa" é um filme de encontros especiais – entre os destaques da equipe, ele cita Lícia Arosteguy, diretora de fotografia; Dino Alves e Carol Roquete, figurinista e stylist, respectivamente; e Lucas Silveira, que assina a trilha sonora original. "São pessoas que fico muito feliz de ter encontrado. Você passa o que quer e eles devolvem aquilo e muito mais. A  grande sorte de um diretor é quando ele encontra pessoas que conseguem amplificar o alcance dele – e com essas parcerias, é assim. O Lucas, por exemplo, é o melhor produtor de música pop do Brasil. Nosso filme precisava de um clima de festa, queria que as pessoas assistissem quase dançando, e ele conseguiu exatamente isso. Ele é muito talentoso – compôs quase 30 músicas para o filme – e estará em um próximo projeto comigo", adiantou. 

Público jovem é alvo da campanha de lançamento 

A H2O Films lança o filme com uma grande campanha online e offline. Criada para dialogar com os jovens, a campanha digital já mostra resultados. Na primeira semana, o trailer publicado nas redes Facebook e Instagram da H2O Films teve um alcance de mais de 200 mil pessoas, gerando um engajamento de 116.074.

Além das redes sociais do elenco, que somam mais de 31 milhões de seguidores, a campanha seguirá na TV aberta, na Globo; na Pay TV, no Telecine, e suas respectivas redes, além de Megapix, Multishow e GNT. O objetivo é  levar o público jovem às salas de cinema durante as férias de verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui