O edital da Premiação Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro está com as inscrições abertas até às 18h do dia 16 de maio. Fruto de parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), Fundação Delfim Mendes Silveira, Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a iniciativa irá premiar dez filmes de curta-metragem feitos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação de audiovisual, cinema, animação, artes digitais, cinema, rádio e TV, comunicação social e propaganda.
O objetivo é reconhecer a contribuição da produção universitária ao cinema brasileiro, além de estimular o desenvolvimento de novos talentos, incentivando suas carreiras profissionais, e a composição de catálogo de obras audiovisuais universitárias para uso pedagógico.
O valor do edital, publicado na última terça, 16, no Diário Oficial da União, é de R$ 140 mil. Serão premiadas duas obras por região do País, considerando a região do curso, totalizando dez títulos. Cada curta selecionado terá direito a um prêmio de R$ 14 mil.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelas diretorias ou coordenações dos cursos de graduação de audiovisual, cinema, rádio e TV, comunicação social e publicidade e propaganda, por meio de formulário eletrônico disponível online. Podem ser inscritos até dois curtas-metragens que sejam resultado de TCC de curso de Instituição de Ensino Superior (IES), produzidos ao longo dos anos de existência do curso. No caso de envio de mais de duas obras, serão consideradas apenas as duas últimas obras inscritas.
A premiação presta homenagem ao cineasta, roteirista e jornalista baiano Orlando Senna, cuja influência e legado são fundamentais para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro.