Operadora lançará projeto de casa conectada ainda neste ano

Uma incumbent brasileira está realizando trials no país com uma solução de casa conectada da Amdocs e deve lançar comercialmente o serviço até o final do ano. A meta é conquistar de 5 mil a 7 mil clientes em um ano.
A informação é de Edson Paiva, diretor da Amdocs do Brasil, e foi revelada em evento que a Amdocs realiza em Miami, EUA, com mais de 300 clientes e parceiros tecnológicos de diversos países.
Por motivos contratuais, ele preferiu não revelar o nome da operadora, mas deu alguns detalhes sobre o funcionamento da solução, que integrará algumas tecnologias, como Wi-Fi, RFID e até cloud computing. "Um set-top box atuará como o roteador da casa, recebendo as informações dos vários dispositivos e as mandando para a 'nuvem', onde está a inteligência e onde será realizado todo o gerenciamento dos dados", explicou. "O canal de retorno com a operadora pode ser estabelecido por meio de qualquer rede de acesso IP (HFC, xDSL, FTTH), basta que tenha uma banda mínima de 2 Mbps", acrescenta.
Paiva diz que a operadora em questão iniciará a oferta comercial com alguns serviços básicos, como integração do home-theater com o desktop, telefone, câmeras de monitoramento e vídeo-game. "Em um segundo momento, a tele poderá colocar um sensor de radiofrequência no plugue da tomada da geladeira (que entra na rede via Wi-FI), e ofertar um serviço de compra à distância ao assinante, ou possibilitar que ele ligue o ar condicionado da sala remotamente, antes de chegar à sua casa", prevê. "Essa tecnologia já existe há algum tempo, o problema é que nunca se chegou a uma forma consistente de empacotar e oferecer isso de forma inteligente ao cliente final", diz.
Os testes da operadora com o sistema de casa conectada levarão dois meses. Após esta etapa, segundo Paiva, será iniciado um estudo sobre o modelo de negócio ideal para que o serviço seja lançado efetivamente até o final do ano.

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