O Curta! homenageia o cineasta Breno Silveira, falecido no último sábado, dia 14 de maio, aos 58 anos, com a exibição do episódio da série "Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro", dirigida por Betse de Paula e Jacques Cheuiche. O capítulo terá seis apresentações entre os dias 18 e 23 de maio e também fica disponível no Curta!On – Clube de Documentários, acessível através do NOW/Claro e do site. O episódio sobre Breno Silveira está na pasta "Degustação", aberta para não-assinantes da plataforma, até o fim do mês; e os assinantes podem conferir os outros 25 capítulos da série.
O episódio "Breno Silveira – Cinema de Lágrimas" da série "Luz & Sombra" vai ao ar dia 18, na "Quarta do Cinema", às 21h, e mostra Breno Silveira como diretor de fotografia desde sua estreia em longas-metragens, quando fez a direção de fotografia do filme "Carlota Joaquina" (Carla Camurati, 1995). O foco também se dá, sobretudo, na intenção de gerar emoções no espectador, colocada em prática em filmes como "Dois Filhos de Francisco" (2005) e "Gonzaga – De Pai pra Filho" (2012), nos quais atuou como diretor.
"A primeira coisa quando eu penso em fazer um filme… eu nunca penso em fazer um filme comercial. Eu penso sempre numa história que possa emocionar as pessoas (…). A minha veia, que vem da fotografia, é emocionar (…) A gente tem que se ver. A gente tem que ter um cinema que é produto da nossa cultura", disse Silveira.