Canal Curta! estreia o documentário inédito "Operação Pedro Pan"

Nesta sexta-feira, dia 17 de julho, às 22h30, o canal Curta! estreia o documentário inédito "Operação Pedro Pan", que fala sobre a operação que separou 14 mil crianças cubanas de suas famílias. A obra é dirigida por Kenya Zanatta e Mauricio Dias. 

O episódio que batiza o filme foi uma operação orquestrada clandestinamente por forças anticastristas, com apoio dos Estados Unidos e da Igreja Católica, e que levou mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos a embarcarem em um voo sem volta para os Estados Unidos, enviados por suas próprias famílias. "A Operação Pedro Pan era parte de um processo maior de migração de Cuba. O processo era assim: o governo dos Estados Unidos dava autorização para que várias agências pudessem conceder isenção de visto. Ou seja, isso significa que crianças que saíssem de Cuba não precisariam de visto. Poderiam entrar num avião e ir para os Estados Unidos", revela um dos depoentes do filme. Ao chegar aos Estados Unidos, as crianças e jovens eram recebidos pela Igreja Católica de Miami.

O que teve a intenção de proteger menores de idade de uma suposta ameaça, acabou por promover uma longa e dolorosa separação nessas famílias. No documentário, muitos cubanos enviados aos EUA quando crianças ou adolescentes descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. O longa, produzido pela Grifa Filmes e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), também entrevista especialistas americanos e cubanos e apresenta imagens de arquivo que, aliadas aos depoimentos, explicam o contexto histórico da época.

Assista ao teaser:

Além da exibição inédita nesta sexta, estão marcadas reprises para sábado, 18, às 2h30 e 15h; domingo, 19, às 22h30; segunda, 20, às 16h30; e terça, 21, às 10h30.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite!
    Quando o filme Operação Pedro Pan será
    exibido novamente? Ou sabem se será exibido em algum outro canal?
    Agradeço antecipadamente por uma informação.
    Eliame

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui