Investimento publicitário em TV para o Dia dos Pais recuou 33% este ano

Segundo levantamento da Kantar Ibope Media realizado em dez mercados, houve um recuo de 33% no investimento publicitário em TV no mês que antecedeu o Dia dos Pais, em relação ao mês que antecedeu a celebração no ano passado. O estudo, que abordou apenas campanhas relacionadas à data comemorativa, leva em conta os valores de tabela dos canais, sem considerar descontos, que podem chegar a até 60%, não sendo preciso para estimar, portanto, o faturamento dos veículos no meio, mas permite avaliar variações nos investimentos, bem como elencar os anunciantes. Sob esse critério, entre 15 de julho e 13 de agosto, as marcas que veicularam campanhas do Dia dos Pais teriam investido R$ 43 milhões em compra de espaço publicitário na televisão, sem considerar os descontos.

Os dados são do VideoTrack, solução que permite a análise da eficiência das campanhas em televisão, considerando os resultados de alcance (número de pessoas atingidas) e de frequência (quantas vezes, em média, cada pessoa assistiu ao comercial). O estudo identificou que 49 milhões de pessoas foram atingidas pelos mais de 3 mil comerciais exibidos. Cada indivíduo assistiu, em média, a 17 comerciais relacionados.

Entre os mercados com maior volume de investimento publicitário neste período, São Paulo concentrou 50% da verba em TV, seguido por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Campinas, Curitiba, Salvador, Recife e Brasília.

Marcas

O Boticário, Lojas Riachuelo, Johnson & Johnson, Pernambucanas e Caedu foram os anunciantes que mais investiram em TV aberta no período.

Os dez mercados analisados foram Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

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