Na Mostra Infantil de Florianópolis, Secretária do Audiovisual anuncia linhas de editais para infância e animação

Joelma Gonzaga (Foto: Carolina Arruda)

Foi realizado na última segunda-feira, dia 16 de outubro, o Encontro Nacional de Cinema Infantil, como parte da programação da 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O encontro reuniu realizadores de todo o Brasil para discutir políticas públicas de fomento ao setor e contou com a participação da Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga. 

A Secretária adiantou que apresentará nesta quarta, 18, na última reunião do ano do Comitê Gestor sobre o plano anual de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual, um edital com uma linha específica para a infância e outra para animação. Ela anunciou ainda a volta dos núcleos criativos e afirmou que o edital contemplará também produtoras iniciantes, que ainda não podem acessar grandes montantes de recursos. 

Joelma também destacou a volta das linhas de TVs públicas e adiantou que em breve iniciará uma série de seminários com as representantes das unidades técnicas dessas TVs, começando por Manaus. E no início de 2024 começarão a tratar dos perfis de programação. "Precisamos trazer a infância para esses perfis", disse.

Conselho Superior de Cinema 

"Um marco da nossa governança é o Conselho Superior de Cinema. Este Conselho irá desenhar o novo plano de diretrizes e metas para o audiovisual e vai tocar vários grupos de trabalho ao mesmo tempo: internacionalização do audiovisual e novas políticas de distribuição. Tudo isso vai passar pelo olhar da infância. Isso vai acontecer porque a Luiza Lins estará lá ao meu lado e ao lado da ministra Margareth Menezes. Eu fico realmente emocionada em ver a Luiza no CSC, ela que representa tão bem a infância e o Fórum dos Festivais", afirmou Joelma, citando a diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que está como suplente no novo CSC. 

Cinema e Educação 

Joelma também falou sobre os grupos de trabalho pactuados entre o MinC e o MEC, que serão oficializados em breve. Eles já estão trabalhando, por exemplo, no Projetos Outros Brasis, que tem como objetivo realizar o mapeamento de práticas pedagógicas da relação cinema e educação na construção de metodologias para a utilização da Lei 13.006/1996, que obriga a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica, em consonância com a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" nos ensinos fundamental e médio, e a Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

"Quando começamos a fazer o planejamento estratégico, no início do ano, a primeira coisa que inserimos foi a regulamentação da Lei 13.006. A SAV vai trabalhar fortemente essa regulamentação  junto com a Secretaria de Formação, Livro e Leitura", pontuou a Secretária, que garantiu ainda que em 2024 voltará com a Programadora Brasil, que foi uma grande difusora do audiovisual para a infância. 

Mostra de Cinema 

A 22ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece de 11 a 21 de outubro e exibirá 100 curtas-metragens na mostra competitiva, além de oito longas convidados, entre nacionais e internacionais, alguns em estreia nacional. As exibições acontecem no Teatro Pedro Ivo e nos cinemas do CIC, na capital catarinense. E uma seleção de 13 curtas poderá ser acessada por crianças de todo o mundo pela plataforma Itaú Cultural Play, de 12 a 31 de outubro. A programação conta também com Encontros, Seminários e diversas oficinas, como escrita criativa, animação, dublagem e improvisação teatral. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui