Banijay lança programa para apoiar e incentivar mulheres no mercado audiovisual

Marco Bassetti, CEO da Banijay, na Mipcom 2023 (Foto: Olivier Remualdo)

A Banijay, um dos maiores conglomerados de conteúdo independente do mundo, lança nesta terça-feira, dia 17 de outubro, um novo programa global, desenhado para apoiar e incentivar exclusivamente mulheres e criadoras de formatos promissores de não-ficção. A iniciativa foi apresentada em Cannes, durante o Mipcom 2023. O Banijay Launch é voltado para descobrir e incubar novos talentos, apoiando assim uma próxima geração de criadores.

Desenvolvido por Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North América, e co-liderado por James Townley, CCO da Banijay, o Banijay Launch oferecerá mentoria para as mulheres selecionadas por um grupo de criativos globais do grupo. A ideia é ajudá-las no desenvolvimento de novos formatos, desde o conceito até a venda, turbinando assim o crescente pipeline do grupo. O Banijay Launch foi inspirado no programa Propelle, uma iniciativa aceleradora voltada para mulheres, criada e desenvolvida em 2020 pela CEO da Everywoman Studios, Abby Greensfelder.

Estudo

Para apoiar o programa, a Banijay Américas encomendou um estudo inédito ao Geena Davis Institute on Gender in Media, em parceria com a Everywoman Studios. O instituto é a única organização global sem fins lucrativos, orientada por dados, que investiga a diversidade, equidade e a inclusão nos meios de comunicação e no entretenimento, visando assim, mitigar preconceitos, promovendo a inclusão e reduzindo sistematicamente os estereótipos negativos. O estudo investigará a inclusão de mulheres em papéis de liderança criativa em produções não roteirizadas em quatro territórios distintos: Brasil, Reino Unido e EUA, além de um território da UE a ser determinado.

Processo

A Banijay selecionará de três a cinco finalistas que serão orientadas por um time criativo local para desenvolverem os seus formatos, com o objetivo produzi-los. O concurso culminará em uma apresentação ao vivo perante um painel de jurados liderado por Levy e Townley. Os outros jurados incluem Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay; Pilar Blasco, Directora Executiva da Banijay Iberia; e Abby Greensfelder, Fundadora e Diretora Executiva da Everywoman Studios. O vencedor será anunciado durante o London Screenings 2024. 

A iniciativa aproveitará a infraestrutura e a experiência da Creative Networks, o departamento de conteúdos não roteirizados da Banijay, co-dirigido por Townley e Lucas Green, Diretor de Conteúdos Operacionais. 

Os embaixadores trabalharão localmente para orientar os seus respectivos candidatos desde o desenvolvimento do formato até que ele chegue às telas. No Brasil, a embaixadora será Natasha Szaniecki, da Endemol Shine Brasil. As inscrições estão abertas no site do programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui