Nesta quinta-feira, dia 18 de maio, aconteceu em Cannes o SP Day, no estande conjunto com o Cinema do Brasil, parceiro do CreativeSP na missão para o Festival. O evento reuniu a secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo Marilia Marton e produtores e representantes de festivais do mundo todo, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a indústria audiovisual de São Paulo, trocar informações e fazer negócios com as empresas selecionadas pelo programa.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, levou dez produtoras selecionadas para o festival. São elas: Material Bruto Produções Cinematográficas, Vitrine Filmes, Punta Colorada Produções Audiovisuais, Lira Filmes, Dezenove Som e Imagem, Biônica Filmes, Tangerina, Manjericão Filmes, Cup Filmes e Openthedoor. Dessas, cinco levarão filmes que fazem parte da programação do Festival e terão a oportunidade de participar do Marché du Film, espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para negociar.
Esta é a terceira missão de 2023 do CreativeSP, programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado. No ano passado, a missão para o Festival de Cannes foi a mais bem-sucedida entre as nove realizadas pelo CreativeSP para eventos de diversos setores. Projeções feitas pelas dez empresas participantes indicam a geração de R$ 147 milhões em negócios no setor cultural paulista – valor quase 30 vezes maior que todo o orçamento do programa para 2022.