O Canal Brasil comemorou 16 anos com festa no Jockey Club do Rio de Janeiro. No evento, o diretor-geral do canal, Paulo Mendonça, anunciou o vencedor do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas, escolhido por um júri formado por apresentadores da casa. A animação gaúcha “ED”, de Gabriel Garcia, levou o prêmio de 50 mil reais. Os dez filmes que concorreram foram vencedores nos principais festivais de cinema do país, com júris formados por críticos e jornalistas de todo o país, entre janeiro e novembro de 2013.
O curta conta a história de Ed, um coelho marginal e depressivo que já viveu muitos amores, aventuras e histórias inesquecíveis. Com uma narrativa repleta de flashbacks e gráficos extremamente realistas, o título traz ação e suspense, caminhando para um desfecho surpreendente.
Assinada por Gabriel Garcia, a animação 3D traz uma imagem nada convencional de um personagem muito conhecido pelo grande público, especialmente pelas crianças. Além de ter vencido o Prêmio Canal Brasil de Curtas no Anima Mundi, a produção gaúcha recebeu troféus em países como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e Bósnia.