Cinema é atividade cultural preferida do brasileiro fora de casa

O Ministério da Cultura, em parceria com a Vale do Rio Doce, publicou nesta semana o Panorama Setorial da Cultura Brasileira. Conduzido pela 3D3 Comunicação e Cultura e pela Allucci e Associados Comunicações, o estudo entrevistou 1620 pessoas entre 16 e 75 anos nas cinco regiões do país (160 no Norte, 200 no Centro-Oeste, 230 no Sul, 460 no Nordeste e 560 no Sudeste).

De acordo com a pesquisa, ir ao cinema é a segunda atividade cultural preferida do brasileiro, apontada por 35% dos entrevistados como uma de suas atividades prediletas. Em terceiro lugar aparece assistir TV, com 31%. Em primeiro lugar está ouvir música (36%).

Ouvir música também lidera o ranking de atividades praticadas com frequência pelos entrevistados (44%), seguida por assistir TV (39%). Logo em seguida aparecem outras duas atividades realizadas também dentro de casa: ouvir rádio (35%) e acessar a internet (30%). Em quinto lugar, ir ao cinema aparece como a primeira atividade realizada fora do lar, com 25%.

Último ano

Entre as atividades culturais realizadas fora de casa no período de um ano antes da entrevista, ir a um evento religioso está em primeiro lugar com 42%. Ir ao cinema aparece em segundo lugar, com 38% dos entrevistados dizendo ter frequentado uma sala de exibição no último ano. Frequentar restaurantes, passear no parque e viajar dentro do Brasil completam as cinco primeiras posições.

Cinema

Entre os entrevistados que disseram ter frequentado o cinema no último ano, 21% disse ter assistido a filmes de ação. O gênero lidera a lista, seguido por comédia (15%) e romance (7%). A principal companhia para frequentar o cinema é a esposa, marido ou namorado (36%), seguida por amigos (22%) e pais e mães (21%).

Livro para download

Um livro foi lançado com todos os dados da pesquisa. Sua versão em pdf. pode ser baixada gratuitamente no site http://panoramadacultura.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui