PROGRAMAÇÃO
18/11/2019, 17:19

Canal Curta! tem programação temática para o Dia Nacional da Consciência Negra

Em novembro, mês em que completa sete anos, o Canal Curta! apresenta uma programação especial com produções que debatem questões raciais e o passado escravocrata brasileiro. Entre os destaques, está o documentário inédito "A Última Abolição", de Alice Gomez, que estreia no Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro. 

O filme aborda o período que culminou na abolição da escravidão no Brasil – último país ocidental a oficializar esse decreto. O longa passa pelas ações dos movimentos  abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras nesse contexto e as discussões que permeavam a elite da época. Embasado pelo depoimento de estudiosos sobre o tema, como os professores Amílcar Pereira (UFRJ), Giovana Xavier (UFRJ) e Ana Flávia Magalhães (UNB), o documentário também explora as consequências da Lei Áurea logo após sua assinatura e na contemporaneidade brasileira.

"A Última Abolição" é uma produção da Gávea Filmes viabilizada pelo Canal Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual. A estreia é nesta quarta, 20/11, a partir das 22h30, na faixa de programação "Quarta do Cinema".

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2019 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top