A Comscore e a Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung que tem como missão conectar marcas a consumidores no Brasil e no México, participaram da última edição do #ABAforadaABA, a 7ª reunião do Comitê de Mídia da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, realizada em formato híbrido na última quinta-feira, 17 de novembro, na capital paulista.
O encontro reuniu alguns dos mais importantes players do setor para discutir temas de impacto no cenário atual do mercado publicitário e serviu de palco para anunciar a parceria da Comscore e da Samsung Ads em um projeto voltado ao segmento de TV conectada.
Com abertura de Flavio Ferrari, Founder da SocialData e Parceiro da ABA e do Comitê de Mídia, o evento contou com a presença de Ingrid Veronesi, Diretora Sênior da Comscore Brasil, que apresentou o Estudo Comscore CTV Latam, que foi desenvolvido em nível regional e contou com a participação da Samsung Ads, além de outras empresas. O estudo teve por objetivo entender as demandas dos consumidores brasileiros e latino-americanos de CTV (TV conectada) a partir de análise qualitativa e quantitativa sob a perspectiva do consumidor final e de especialistas do setor.
Essio Floridi, Diretor de Operações e Vendas Latam da Samsung Ads, por sua vez, abordou o tema "Linear, Streaming ou Jogos: você sabe o que seu público-alvo consome hoje? A Samsung Ads Sabe".
"Tanto para a Comscore quanto para a Samsung Ads, é fundamental fornecer informações relevantes aos anunciantes, daí a aliança estratégica com a ABA para juntas amplificarmos a mensagem ao mercado sobre a importância de investir em novas plataformas tecnológicas que permitam maximizar seus investimentos", destaca Ingrid Veronesi.
A executiva ressalta ainda que as novas plataformas utilizadas pelos públicos para consumir conteúdos são cada vez mais diversificadas e permitem gerar oportunidades para a indústria publicitária. "A Comscore trabalha diariamente para gerar insights sobre os temas mais relevantes do setor, seja por meio de suas ferramentas, seja pelo desenvolvimento de pesquisas sob medida como esse estudo sobre CTV, no sentido de oferecer ao setor informações relevantes para uma tomada de decisão mais embasada que otimize os investimentos em publicidade em diferentes plataformas", conclui.
Na mesma linha de raciocínio de Veronesi, Essio Floridi cita a mudança necessária de mindset de todos que fazem parte do ecossistema da publicidade e da necessidade de as marcas entenderem que não se trata mais de escolher entre linear e digital, ou até mesmo entre linear, digital e OOH, e sim de repensarem suas estratégias de mídia e passarem a inserir a publicidade em TVs conectadas como parte de seus planos. "CTV é a mídia da complementariedade a qualquer outra mídia existente nas estratégias da marca, é a que deve estar presente desde a fase do planejamento até a execução de uma campanha. CTV tem de fazer parte do mix de meios para as marcas que buscam estar presentes de forma relevante, gerando alto impacto e engajamento, na jornada de consumo de todos os consumidores (sejam eles de canais de TV lineares abertos ou pagos, plataformas de streaming, Apps de serviço ou até mesmo games) e em todos os seus ambientes de consumo dentro de uma smart TV. Aliás, para mim, a melhor definição para as smart TVs é que elas são hoje o lugar de encontro – de marcas com consumidores ou de consumidores com conteúdo, produtos e serviços", finaliza Floridi.