Festival de curtas feitos por crianças recebe inscrições

A 6ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) tem inscrições abertas a partir desta quarta, 20. Criado em 2010 pela atriz e produtora Daniela Gracindo, o FIPC apresenta um panorama da produção audiovisual infantojuvenil do Brasil e do mundo.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até 18 de julho pelo site www.pequenocineastafest.com.br. Em novembro, os filmes selecionados serão exibidos em sessões com entrada franca na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (CCBB) e avaliados por um júri oficial e pelo público. O festival conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura, da Escola Parque e da empresa Tecnisan.

Para concorrer, os realizadores tem que ter entre 8 e 17 anos e produzir um curta de 1' a 10',  de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre.  O elenco não precisa ser obrigatoriamente formado por crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação. A categoria em que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção, etc., sem que haja, no entanto, interferência no processo criativo.

Os curtas em competição serão avaliados por um júri composto por dez crianças e jovens com idade entre 8 e 17 anos, que já tenham a experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional, divididas em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos.

Paralelamente à mostra oficial, o FIPC promove ainda duas mostras não-competitivas: "Sustente sua História", que reúne filmes sobre sustentabilidade feitos por crianças de todo o país, exibida no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico; e uma mostra com os curtas produzidos pelos alunos da "Oficina Pequeno Cineasta", criada em 2009 por Daniela Gracindo, que já iniciou por volta de 200 crianças e jovens na arte cinematográfica. A oficina também deu origem ao programa de televisão homônimo exibido pelo Canal Brasil.

Em cinco edições, o festival recebeu o total de 672 filmes de 28 países, atingindo um público direto de 6 mil pessoas e, indireto, em torno 2,5 milhões de pessoas. Desde sua criação, o FIPC conta com a presença de renomados profissionais de outros países, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui