Fusão de grandes empresas enxuga verba publicitária

A fusão de grandes empresas, como a anunciada nesta terça-feira, 19, entre Sadia e Perdigão – assim como os casos Itaú-Unibanco, Antarctica-Brahma e Oi-Brasil Telecom – pode representar uma pesada redução nos investimentos publicitários. Segundo fonte do mercado de televisão, essa queda pode ser de 30%, já que as verbas publicitárias das empresas envolvidas em fusões tendem a não ser somadas.
Baseado neste raciocínio, é possível dizer que uma fusão como a que aconteceu em 1999 entre Antarctica e Brahma, resultando na formação da Ambev, custou ao mercado de televisão aberta cerca de R$ 165 milhões no ano passado. Para esse cálculo, considera-se que a Ambev investiu R$ 655,705 milhões em mídia em 2008 (de acordo com dados do Ibope Monitor) e que as duas empresas poderiam ter investido R$ 936,721 milhões caso a fusão não tivesse existido. Para o cálculo do investimento específico em televisão aberta, considera-se 58,8% do valor total de investimentos, já que esse é o share do meio em 2008 de acordo com o projeto InterMeios.

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