"Cientistas Brasileiros", série inédita e exclusiva do Curta!, apresenta a trajetória de importantes nomes nacionais da ciência, de ontem e de hoje, e mostra suas contribuições. Dirigidos por Rodrigo Grota, os cinco episódios trazem as histórias de Bartolomeu de Gusmão, Oswaldo Cruz, Nise da Silveira, Rosaly Lopes e Marcelo Gleiser. A estreia é na "Quinta do Pensamento", dia 25 de maio, às 23h.
O episódio de estreia é sobre Bartolomeu de Gusmão e transporta o público para o Brasil do século XVII. Nesse período, o Brasil não tinha universidades e, com um investimento limitado do governo português em educação, algumas famílias optavam por enviar seus filhos para o seminário, onde teriam acesso a uma formação. Muitos desses religiosos utilizavam as estruturas da igreja como uma forma de pensar livremente, ainda que se queixassem da influência excessiva da religião. Nesse contexto, surge Bartolomeu de Gusmão.
O episódio narra que os pais de Bartolomeu tiveram contato com um sacerdote jesuíta chamado Alexandre de Gusmão, que se tornou mentor do garoto e o levou para Portugal. Em Coimbra, ele se dedicou ao estudo de Direito, e foi convidado por João V para ser seu secretário, tornando-se próximo do rei. Foi nessa conjunção que Bartolomeu teve a oportunidade de demonstrar sua invenção, a Passarola, um aeróstato – balão cheio de gás mais leve que o ar – que se assemelhava a um pássaro.
A natureza revolucionária de suas invenções e sua busca por conhecimento além das fronteiras estabelecidas incomodaram as autoridades religiosas da época. Bartolomeu foi perseguido pela Inquisição, sofrendo com restrições e acusações até a sua morte prematura.
Produzida pela Kinopus Audiovisual, a série "Cientistas Brasileiros" foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).