Em agosto, Music Box Brazil estreia a série "Acorda, Amor – Canções de Rebeldia"

As reivindicações são a marca das músicas de protesto – gênero que teve seu ápice com a MPB na era dos festivais e, ainda hoje, está presente em composições sobre as lutas sociais, políticas e econômicas da sociedade. "Acorda, Amor – Canções de Rebeldia", produção inédita, organiza ao longo de 13 episódios um amplo inventário de mais de um século de canções contestatória do Brasil. Com estreia marcada para a próxima sexta-feira, dia 27 de agosto, às 22h30, no canal Music Box Brazil e disponível na íntegra na plataforma de streaming Box Brazil Play, a série, produzida por Lucilia Coelho, idealizada e dirigida por Jodele Larcher, que divide o roteiro com Carlos Albuquerque, apresenta depoimentos e pocket shows exclusivos. 

"Acorda, Amor – Canções de Rebeldia" é divida por 13 temas que debatem a música de protesto em nossa história. São eles: "Nova Bossa", "Samba de Participação", "Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade", "Festivais da Canção", "Contracultura", "Música Preta", "Punk", "Rap Nacional", "Rock BR", "Meio Ambiente", "Feminino", "Gente é Para Brilhar" e "Ativismo". 

"Minha ideia foi reunir os novos talentos aos já consagrados que contam, cantam suas histórias e reivindicam suas verdades", explica Jodele Larcher. O diretor lamenta a recente morte de José Ramos Tinhorão e revela que "a inspiração da série vem de seu livro, 'A Pequena História da Música Popular: Segundo seus gêneros', que tem um capítulo sobre  Música de Protesto no qual ele afirma que o gênero tinha se esgotado com os festivais em 1968. Como, se tinha o punk, o rap, o rock de Brasília, o samba reggae baiano, as marchinhas e agora toda a nova luta ecológica e identitária. É o contrário, a música popular continuou evoluindo". 

Durante dois anos, um seleto grupo de músicos, produtores, críticos e especialistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Ceará foi entrevistado. São mais de 70 depoimentos exclusivos de quem, por meio da música, expressa sentimentos de insatisfação e clama por direitos. Entre os nomes, estão Alex Moreira, Ava Rocha, BNegão, Chico César, Edy Star, Elza Soares, MV Bill, Pedro Miranda, Roberto Frejat e Tom Zé.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui