Jornalismo da Globo é indicado ao Emmy Internacional pelo 15º ano consecutivo

A Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências divulgou nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, nos Estados Unidos, os indicados ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo 2021. Pelo 15º ano seguido, o sétimo consecutivo nas duas categorias ("Notícia" e "Atualidades"), o jornalismo da Globo está na lista de finalistas. Os vencedores do Emmy serão anunciados no dia 28 de setembro, em cerimônia online. Em 2011, o "Jornal Nacional" ganhou o Emmy Internacional de Jornalismo pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro.

Na categoria "Notícia", o "Jornal Nacional" foi indicado pela cobertura da pandemia de coronavírus – são matérias que mostraram hospitais lotados, pacientes em busca de tratamento, os brasileiros que tiveram suas vidas interrompidas pela doença e a luta de famílias para conseguir enterrar seus parentes. A Globo concorre com representantes do Reino Unido, do Catar e da Rússia. 

Já uma reportagem da equipe do "Profissão Repórter", exibida no "Fantástico", concorre na categoria "Atualidade" com indicados do Quênia, da Holanda e do Reino Unido. A matéria de Caco Barcellos e Danielle Zampollo mostra a dura rotina de médicos no combate à pandemia, com imagens emocionantes e dramáticas gravadas pelos próprios profissionais do Hospital Geral de Vila Penteado, em São Paulo, entre o fim de maio e o início de junho. UTIs lotadas, decisões difíceis, estresse físico e mental e, diante de tudo isso, a luta incansável por cada paciente. 

Histórico 

Além do prêmio do "Jornal Nacional" em 2011, a Globo já recebeu outros 17 troféus do Emmy. O primeiro foi o de "Personalidade Mundial da Televisão", recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho, recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, ganhou com o musical "A Arca de Noé" e em, 1982, com "Morte e Vida Severina". 

A Globo foi premiada oito vezes por "Melhor Novela", com "Caminho das Índias" (2009), "Laços de Sangue", coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011); "O Astro" (2012), "Lado a Lado" (2013), "Joia Rara" (2014), "Império" (2015), "Verdades Secretas" (2016) e "Órfãos da Terra" (2020). 

"A Mulher Invisível" (2012) e "Doce de Mãe" (2015) venceram na categoria "Melhor Comedia". Fernanda Montenegro recebeu o prêmio em 2013 como "Melhor Atriz" por seu papel em "Doce de Mãe". A Globo também recebeu o prêmio de melhor série no Emmy Internacional Kids 2018, com "Malhação: Viva a Diferença". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui