Num recente encontro na UBS Global TMT Conference 2023 em Nova York, Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, anunciou um novo movimento estratégico da empresa: a Netflix irá dobrar seus investimentos em conteúdo unscripted locais. Esta revelação ocorre dias após Braandon Riegg, VP de Unscripted Series, durante a Content London, revelar que a plataforma está priorizando formatos de game-show e shiny-floor, além de anunciar o lançamento da versão argentina de "Love is Blind".
Estas declarações não são por acaso; elas estão em linha com um cenário de crescente demanda e oferta por conteúdos não-roteirizados. Dados da Parrot Analytics apontam que este panorama vem se delineando nos últimos anos. Desde 2018, a demanda global por esse tipo de conteúdo experimentou um aumento significativo de 220%, enquanto a oferta acompanhou esse registro, crescendo 234%.
À medida que este cenário se desenha, nota-se que 1 em cada 4 novas séries lançadas nos últimos anos são não-roteirizadas (unscripted). Durante os anos da pandemia (2020 e 2021), essa proporção saltou para pouco mais de 1/3 de todos os novos lançamentos, indicando uma mudança significativa no panorama televisivo. Além disso, não apenas houve um aumento quantitativo na produção de séries unscripted, mas também um notável crescimento em produções originárias de outros países para além dos Estados Unidos, evidenciando um investimento substancial em narrativas adaptadas aos mercados locais.
Em 2023, 64% dos lançamentos unscripted foram de séries 'não-americanas', um contraste marcante com os números de 2018, quando a situação era praticamente inversa. Este fenômeno reforça a percepção da indústria sobre o valor intrínseco dos conteúdos unscripted para impulsionar o engajamento e atender à crescente demanda dos consumidores por conteúdos que ressoam com suas culturas e especificidades.
Este fenômeno é claramente exemplificado ao analisarmos o ranking de popularidade de novas séries unscripted originais de uma plataforma de streaming no Brasil. Metade dos novos lançamentos unscripted de maior demanda em 2023 são séries nacionais, sendo que dois reality shows lideram o ranking: a versão brasileira de "Drag Race", da Paramount+, que registrou, neste ano, uma demanda média 14.13 vezes superior à de todos os títulos, e o formato original "Ilhados com a Sogra", da Netflix, que gerou uma demanda 8.37x – ambos, portanto, atingindo um nível de demanda alcançado por apenas 3% de todos os títulos no país no período analisado.
Destaques adicionais incluem "Caravana das Drags", da Amazon Prime Video; e "Xuxa, o Documentário" e "Sobre Nós Dois", da Globoplay, todos desfrutando de uma demanda acima da média no mercado brasileiro este ano.
Estes dados não apenas ilustram a transformação dinâmica no consumo de entretenimento, mas também apontam para uma mudança estratégica na produção de conteúdo unscripted, indicando que as narrativas não-roteirizadas locais estão rapidamente se tornando uma força motriz na indústria do entretenimento global.