"Propriedade", produzido com recursos do Edital de Longas de Baixo Orçamento do MinC, estreia nos cinemas

Cena de "Propriedade" (Foto: Divulgação)

"Propriedade" chega exclusivamente aos cinemas nesta quinta-feira, 21. O thriller, dirigido por Daniel Bandeira ("Amigos de Risco"), foi realizado com recursos do Funcultura Audiovisual e do Edital de Longas de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura, produzido pela Símio Filmes e Vilarejo Filmes e distribuído pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras. 

Na trama, para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família, uma reclusa estilista se enclausura em seu carro blindado. Separados por uma camada impenetrável de vidro, dois universos estão prestes a colidir. O diretor, também autor do roteiro, desenvolveu o argumento inicialmente como um exercício formal sobre enclausuramento. No entanto, a ideia passou a receber contornos políticos ao perceber, a partir de 2010, um país mais polarizado do que nunca. Rodado entre 11 de setembro e 7 de outubro de 2018, "Propriedade" imprime na tela a tensão que o país vivenciou, com a equipe recepcionando os resultados do primeiro turno eleitoral daquele ano no último dia de filmagens na Fazenda Morim, de São José da Coroa Grande, município de Pernambuco. Houve também uma camada adicional percebida, a posteriori, pela atmosfera claustrofóbica, quase uma alegoria do isolamento social que tomaria o mundo um ano depois.

Com o protagonismo da narrativa muitas vezes concentrado em Tereza e Dona Antônia, personagens de Malu Galli e Zuleika Ferreira, respectivamente, o diretor e roteirista encontrou uma forma de representar a incomunicabilidade de duas integrantes de diferentes esferas sociais.

No Brasil, o filme esteve na programação do Festival do Rio (com a montagem de Matheus Farias sendo premiada), na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, Rio Fantastik Festival 2023 (eleito, entre demais prêmios e menções, Melhor Longa-Metragem e Melhor Diretor de Longa-Metragem pelo Júri Oficial), entre outros. No circuito internacional, passou por eventos como o Festival de Berlim, o Edimburg International Film Fest, o MotelX (de Lisboa, Portugal), o espanhol Sitges, os americanos Brooklyn Horror Fest e Fantastic Fest (vencedor de Melhor Filme em ambos) e o holandês Leiden International Film Festival. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui