Ancine e Cultura estudam como atender realizadores do Norte em linha do FSA

A Ancine comunicou na quinta-feira, dia 19, que o Ministério da Cultura e a agência reguladora adotarão, "em regime de urgência", providências para atender novos realizadores da Região Norte. Isto por que o resultado preliminar da Chamada Pública BRDE/FSA – Cinema – Novos Realizadores 2022 não contemplou realizadores da região e, de acordo com a agência, uma suplementação de recursos, está sendo avaliada.

O resultado preliminar foi divulgado no dia 18 e contemplou 58 projetos audiovisuais. Esta chamada é uma iniciativa voltada para empresas produtoras, diretoras e diretores iniciantes. De acordo com matéria publicada na coluna de Mônica Bergamo no jornal Folha de S.Paulo na tarde desta sexta, 20, a decisão da Ancine de buscar contemplar os realizadores dos estados da Região Norte teria se dado após intervenção direta da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que teria cobrando uma solução imediata.

Segundo a Ancine, a agência, "ciente das demandas e especificidades de cada Região", iniciará a adoção de providências para que nas próximas chamadas não ocorram distorções nos indutores regionais, e que a diversidade de investimentos seja preservada. A agência informa, ainda, que para a tomada de decisão estão sendo considerados argumentos e sugestões apresentados pela Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE, e pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – APAN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui