Filme com produção norte-americana é gravado em Santa Catarina 

Curta-metragem “Macumba: Folclore de Família”, de Aline Andrade (Foto: Divulgação/Fine Frenzy Films)

Uma história real contada de forma despretensiosa durante uma reunião de família foi o fio condutor para o roteiro do curta-metragem "Macumba: Folclore de Família", que foi gravado em Florianópolis, com atores locais. Escrito pela catarinense Aline Andrade, a história é um drama sobrenatural de realismo mágico que se passa no Brasil dos anos 60, centrado numa família típica católica do sul de Santa Catarina. De acordo com a roteirista e diretora, que vive e trabalha em Los Angeles e Hollywood há 20 anos, conforme ela foi escrevendo a história, ela pode se conectar mais com a própria família dela. Assim, a expectativa é de que o público brasileiro siga pelo mesmo caminho de conexão. 

O filme foi escrito primeiro em inglês, com algumas frases em português, pois a ideia inicial era filmar em Los Angeles, mas quando começou a mostrar o roteiro para alguns conhecidos do Brasil, a diretora percebeu que fazia mais sentido traduzir o roteiro e filmar no Brasil mesmo. Daí para a escolha do elenco e da locação foi um caminho bastante orgânico. "Quando comecei a encontrar o time que me fez sentir que o filme ia estar em boas mãos, percebi que todo mundo morava em Florianópolis". 

A atriz Zoê França Danielewicz faz sua estreia e interpreta Elisabeth, a personagem principal. No filme, quando sua mãe decide preparar uma macumba falsa, a garota de 12 anos começa a ter visões de Iansã, o Orixá dos ventos, trovões e força feminina. Iansã dá uma missão a Elisabeth: ela precisa enfrentar o pai e pedir que ele não bata mais nela. Quando a menina toma coragem de falar com ele, a dinâmica da família muda e o trauma geracional é quebrado.

Produzido de forma independente, o filme será enviado a festivais de cinema quando finalizado. O objetivo é prospectar parcerias com outros produtoras e investidores que tenham interesse em filmar o longa-metragem. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui