Governo foi o segundo maior anunciante de TV em 2005

Os gastos totais com mídia do Governo Federal acabam de ser fechados a partir dos dados fornecidos pelo IAP (Instituto de Acompanhamento da Publicidade). O total dos investimentros do Poder Executivo em mídia ? o que inclui todos os órgãos da adminsitração direita e todas as empresas da administração indireta – perfazem um total geral de R$ 888,3 milhões durante o ano; em 2004, o total tinha sido de R$ 939,9 milhões. Os gastos com televisão somam em 2005 R$ 543,1 milhões ? 1% a menos do que os R$ 547,2 milhões gastos em 2004. Os valores não incluem publicidade legal, produção e patrocínio.
De todas as mídias, as únicas que obtiveram investimentos maiores por parte do governo em relação a 2004 foram os segmentos de revistas e Internet. Com revistas, a verba empregada em 2004 foi de R$ 94,3, e em 2005, R$ 97,5 milhões; em Internet, os investimentos foram de R$ 12,4 milhões em 2004 contra R$ 14,3 milhões em 2005. A maior queda de investimentos foi na mídia outdoor, que caiu de R$ 17,3 milhões, em 2004, para R$ 6,4 milhões em 2005.

Segundo maior em TV

A título de comparação, números divulgados no mês passado pelo Ibope Monitor, sobre os maiores anunciantes do país em 2005, indicam a Casas Bahia no topo, com gastos de R$ 2,4 bilhões em publicidade (incluindo televisão). Já o segundo maior anunciante privado do País, a Unilever, gastou, de acordo com o Ibope Monitor, R$ 491 milhões ? menos, portanto, do que o Governo Federal gastou apenas em televisão.
Vale lembrar que uma queixa corrente na indústria de TV em 2005 era de que a crise do mensalão diminuiu os gastos do governo na mídia TV; o que, verifica-se, não parece ter de fato se refletido de forma significativa no balanço total dos investimentos nesta mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui