Michael Phelps e Thiago Braz estrelam campanha olímpica da Globo e do SporTV

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O nadador norte-americano Michael Phelps, maior medalhista de todos os tempos nos Jogos Olímpicos, foi escolhido para apresentar os resultados da cobertura realizada por duas marcas do Grupo Globo durante os Jogos Olímpicos. O campeão é estrela de um anúncio que será veiculado na imprensa internacional e traz as ações realizadas e os números alcançados durante a transmissão do evento na Globo, que conquistou a liderança na TV aberta em 100% dos momentos dedicados à exibição de conteúdos relacionados aos jogos, e nos canais de TV por assinatura SporTV, os mais assistidos no prime time da TV paga brasileira. Além de estampar a versão internacional da campanha, Michael Phelps destinará parte do cachê da campanha a uma ONG brasileira que está sendo escolhida.

No Brasil, o atleta Thiago Braz, recordista olímpico e medalha de ouro no salto com vara, é quem estará nos anúncios que serão veiculados em diversas publicações impressas e digitais. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Thiago ultrapassou, pela primeira vez em sua carreira, a marca dos seis metros em um salto, registrando um novo recorde mundial.

A campanha, que encerra um ciclo iniciado pela Globo e pelo Sportv, em 2009 – quando o Rio de Janeiro foi anunciado como sede dos Jogos Olímpicos – começa a ser veiculada dia 19 de setembro, com a publicação de um anúncio de página inteira no jornal The New York Times. Com o título "A Olimpíada tem a ver com inspiração. Você precisa se preparar, dar o seu melhor e ultrapassar seus limites", na versão internacional, e "Os Jogos Olímpicos nos inspiram a dar o nosso melhor. Não para superar os adversários, mas para superar a nós mesmos", no anúncio nacional, o trabalho revela que, assim como os atletas se dedicaram, treinaram e se esforçaram para a competição, os canais se prepararam para fazer a maior cobertura de suas histórias.

Balanço

Segundo o grupo, as transmissões da TV Globo levaram a um crescimento de mais de 19% na audiência diária, com um alcance de 173 milhões de pessoas.

Já os canais SporTV contaram com a transmissão de 16 canais de TV mais os 56 canais na Internet, que representaram um desafio tecnológico e de engenharia.

No anúncio, ainda são apresentadas as etapas do trabalho realizado por Globo e SporTV, dividido em três fases distintas: o planejamento, a realização e os resultados obtidos.

Planejamento

A primeira parte do texto, batizada de 'O Desafio', informa que o Grupo Globo se preparou durante sete anos para este evento e mobilizou mais de dois mil profissionais, além de contar com um grupo de atletas que atuaram como comentaristas durante os Jogos, chamado de "Golden Team". Já em 'A Preparação', é apresentada a importância do estúdio conjunto da Globo e canais SporTV dentro do Parque Olímpico – uma edificação de 500 metros quadrados – e da redação de 800 metros quadrados.

Fechando o anúncio, o subtítulo 'Os Recordes' revela que a Globo alcançou 173 milhões de pessoas e foi líder em audiência durante toda a cobertura, e que os canais de TV por assinatura SporTV conseguiram cobrir 100% dos jogos.

O anúncio destaca ainda o programa "É Campeão", exibido pelo SporTV, que reuniu alguns dos maiores atletas olímpicos de edições passadas como o americano Carl Lewis (10 medalhas de Jogos Olímpicos em Atletismo, sendo nove de ouro), a romena radicada norte-americana Nadia Comaneci (nove medalhas olímpicas em Ginástica Artística, sendo cinco de ouro), o cubano Javier Sotomayor (ouro em Barcelona 1992 em Salto em altura) e o norte-americano Mark Spitz (segundo maior recordista em uma Olimpíada e ganhador de 11 medalhas olímpicas como nadador, sendo nove de ouro).

O material informa, também, que durante o horário nobre os canais SporTV e SporTV 2 foram os canais de TV por assinatura mais assistidos e que a audiência dos eventos ao vivo foi 137% maior que na edição anterior dos Jogos Olímpicos (Londres 2012).

45,6 milhões de page views em um dia

A Globo lançou um segundo canal exclusivo e complementar, acompanhado por cerca de 6.5 milhões de pessoas. Batizado de 'Play nos Jogos', esteve disponível durante toda competição na plataforma de vídeo sob demanda (VOD) da Globo (GloboPlay) e também no portal de esportes do canal, o GloboEsporte.com. No Globo Play, foram cerca de 9 milhões de usuários registrados, com um total de 28.2 milhões de visualizações de vídeos, um crescimento de 460%. Já o GloboEsporte.com registrou um recorde, com cerca de 45.6 milhões de page views em um único dia.

Além disso, para a cobertura do evento, também foi criado um app do SporTV especialmente para a ocasião – o SporTV Rio 2016 – que teve mais de um milhão de downloads.

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