MinC cancela primeira reunião do novo CSC

O Ministério da Cultura cancelou a que seria a primeira reunião da nova composição do Conselho Superior de Cinema, no dia 28 de dezembro. Na última reunião, no dia 18, alguns membros da atual composição, inclusive entre os que se manterão no próximo biênio, se mostraram insatisfeitos com a data, por conta do período de feriados. Os representantes da produção independente, por exemplo, não poderiam estar presentes. Com o cancelamento, que só foi formalizado nesta quinta, optou-se por fazer a indicação da lista de possíveis representantes do setor audiovisual no Comitê Gestor (CG) do Fundo Setorial do Audiovisual já na última terça.

Alguns conselheiros ouvidos por este noticiário temiam em deixar a decisão do Comitê Gestor para o próximo governo. Como o mandato da atual composição do CG vence em fevereiro, receavam que não houvesse tempo hábil na próxima gestão federal para se familiarizar com o setor e tomar uma decisão sobre o CG, o que poderia paralisar o Fundo Setorial do Audiovisual.

Legitimidade

Para um conselheiro ouvido por TELA VIVA, há uma grande rejeição a qualquer tomada de decisão pelo novo CSC sem a presença de representantes da produção, sobretudo após a polêmica em torno da nova composição. "Se houvesse uma reunião no dia 28 para decidir a questão do VOD (o modelo de tributação) e ainda o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, não seria legítima. Seria questionada inclusive judicialmente", disse. Segundo essa fonte, a insatisfação dos conselheiros ficou clara na última reunião, o que deve ter levado ao cancelamento, mas não houve qualquer tipo de ameaça.

No comunicado do cancelamento da reunião do dia 28, a Secretaria Executiva do MinC diz que um encaminhará, quando possível, comunicado informando a nova data.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui