Estão abertas as inscrições para o XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Curtas e longas podem ser inscritos até o dia 15 março de 2024, na plataforma do Festival no FilmFreeway. Realizado paralelamente ao evento, o III Sur Frontera WIP LAB também recebe projetos de longa-metragem nas etapas de desenvolvimento (LAB) e finalização (WIP).
O Festival de Cinema da Fronteira acontece de 23 a 27 de abril de 2024 nas cidades de em Bagé (RS), Sant'Ana do Livramento (RS), e Rivera (Uruguai) com sessões abertas ao público, premiações e homenagens. As inscrições são gratuitas para todos os filmes, enquanto será cobrada uma taxa para projetos do mercado Sur Frontera, com valores promocionais até 26 de fevereiro. Os links de inscrição e regulamento estão na bio do Instagram e no site.
A Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens, a Competitiva Regional (para o RS, com 50% reservada a produções da fronteira Brasil-Uruguai) e a Mostra de Animação aceitam filmes com duração de até 15 minutos. A Mostra Competitiva Internacional de Longas recebe títulos Ibero-americanos, ou de países de língua portuguesa. No III Sur Frontera WIP LAB serão aceitos exclusivamente projetos de longa-metragem (ficção, documentário e híbrido) para realizadores brasileiros e de países latino-americanos. São duas as categorias de inscrição: Work In Progress (WIP), para projetos em fase de finalização, e Laboratório (LAB), para projetos em fase de desenvolvimento.
Dez talentos serão selecionados, sendo três na categoria WIP e sete na categoria LAB. Os escolhidos vão participar de uma programação de quatro dias que inclui consultorias coletivas e individuais com tutores, reuniões de negócios com players, pitching e seminários, além de ganhar hospedagem e alimentação. Carla Esmeralda e Walter Tiepelmann assinam a curadoria do III Sur Frontera WIP LAB, juntamente com o roteirista Alessandro Engroff.
O XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem produção de Anti Filmes e Maristela Ribeiro Produções. Realização da Prefeitura Municipal de Bagé, Secretaria Municipal de Cultura e Associação Pró Santa Thereza. O evento tem apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul).