A Anatel divulgou nesta quarta o balanço do serviço de TV por assinatura no mês de fevereiro. Segundo a agência reguladora, 265,7 mil assinantes aderiram ao serviço de TV no mês passado. Com isso, o setor fechou o mês atendendo 13,3 milhões de domicílios, ou 22,5% do total de lares no País.
Em valores absolutos, o estado que conquistou mais assinantes foi São Paulo. Em fevereiro de 2011, 4,1 milhões de lares paulistas tinham TV por assinatura, contra 5,3 milhões no mesmo mês de 2012. Já o Pará foi o estado que apresentou o maior crescimento percentual, de 68,45% em relação a fevereiro de 2011, chegando a 176,3 mil lares.
A penetração nas regiões brasileiras ficou em 32,9% dos domicílios do Sudeste; 20,8% na região Sul; 18,6% no Centro-Oeste; 13,5% no Norte; e 9,7% no Nordeste.
No market share por tecnologia, o DTH chegou a 56%, com 7.452.601 usuários; o cabo passou a 42,3%, com 5.636.775 usuários; e MMDS tem pouco mais de 1,7% do mercado, com 226.283 clientes.
Veja como ficou a divisão da base de assinantes entre as empresas do setor:
Grupo econômico |
2009 |
2010 |
2011 |
fevereiro de 2012 |
NET + Embratel |
3.898.359 |
5.338.151 |
6.997.382 |
7.290.744 |
SKY |
1.969.108 |
2.552.039 |
3.796.614 |
4.011.919 |
Telefônica + Abril |
653.102 |
652.034 |
707.394 |
697.626 |
Oi |
247.819 |
402.062 |
351.183 |
371.409 |
ViaCabo |
69.805 |
84.075 |
96.646 |
97.963 |
Algar |
32.971 |
81.229 |
93.984 |
96.546 |
GVT |
0 |
0 |
32.136 |
82.298 |
Subtotal: |
6.871.164 |
9.109.590 |
12.075.339 |
12.648.505 |
Demais Grupos |
602.312 |
659.403 |
668.686 |
671.005 |
Total Geral: |
7.473.476 |
9.768.993 |
12.744.025 |
13.319.510 |