ID_BR promove Prêmio "Sim à Igualdade Racial" com exibição no Multishow e Facebook

O Instituto Identidades do Brasil promove, no próximo dia 29 de maio, o Prêmio "Sim à Igualdade Racial" 2021. Organizado anualmente desde 2018, o evento busca reconhecer os principais nomes e instituições que atuam em prol da igualdade racial no Brasil, dentro dos pilares educação, empregabilidade e cultura. Este ano ele será apresentado pela atriz Jéssica Ellen, a cantora Majur e o MC Xamã, com exibição no Multishow e na página do ID BR no Facebook a partir das 16h30. 

Para a edição deste ano, o Instituto e o diretor Elísio Lopes Jr. criaram o conceito artístico "O Mundo que Sonhamos", que pretende questionar e construir, por meio da arte, o mundo ideal. Cada bloco do prêmio irá remeter a um momento específico da caminhada da luta pela igualdade racial no mundo e colocar personagens históricos e apresentadores "frente a frente".

"Criamos essa 'viagem no tempo' para mostrar que é possível nos inspirar no que já foi feito para construir o nosso mundo ideal. O universo que queremos é diverso, questionador, poético e repleto de memória. Queremos imaginar esse mundo e discutir sobre o que estamos fazendo para torná-lo real. A premiação vai contar isso", explica Lopes, também responsável pelo roteiro do evento. Entre os nomes que irão interagir de forma fictícia com o trio de apresentadores, estão Abdias do Nascimento, primeiro senador negro e fundador do Teatro Experimental Negro, e a poetisa Carolina Maria de Jesus, primeira mulher negra autora de um best-seller no país.

O Prêmio Sim à Igualdade Racial também será uma grande celebração da arte brasileira. Com direção musical de Zé Ricardo, o espetáculo promoverá encontros especiais entre artistas negros, como Elza Soares, Agnes Nunes, Ludmilla, MC Carol, Gloria Groove e Brô MC's, entre outros.

Com dez categorias divididas entre os pilares de educação, empregabilidade e cultura, a premiação reconhece pessoas, empresas e organizações que são agentes da mudança na questão da igualdade racial. As indicações aconteceram nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 e o Instituto recebeu mais de 9 mil nomes e projetos. 

"Desde 2018, quando o prêmio surgiu, até este ano, nós já recebemos mais de 40 mil indicações. No ano passado, com a nossa estreia do evento sendo virtual, nós  tivemos 689 mil  visualizações da premiação na nossa página do Facebook. Este ano promete ser ainda mais especial! Das dez categorias, sete têm representantes indígenas, que muitas vezes são esquecidos quando falamos de igualdade étnico-racial", afirma Luana Génot, fundadora e Diretora-Executiva do ID_BR. 

Transmissão 

"Pelo segundo ano seguido, o público poderá assistir ao Prêmio 'Sim À Igualdade Racial', promovido pelo ID_BR, no Multishow. Essa exibição reforça a missão do canal de entregar para o público conteúdos audiovisuais que, além de entreterem, cumpram um serviço social por meio da conscientização e criação de espaços de diálogo sobre temas importantes, como o racismo. Além disso, Majur, uma das apresentadoras, e Lukinhas, que fará uma performance no palco do Prêmio, estão entre os seis artistas selecionados para o projeto Alerta Experimente, lançado este ano, do Multishow e Canal BIS, que visa dar reconhecimento e ampliar a projeção de nomes que estão despontando no cenário musical", conta Tatiana Costa, diretora do Multishow e Canal BIS.

Os vencedores serão escolhidos por um conselho julgador e receberão em casa suas estatuetas, que levam a obra "Mad World", de Vik Muniz, além do prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00, que pode ser usado para fortalecer seu projeto, ajudar alguma instituição ou até mesmo realizar alguma meta pessoal.  A premiação será gravada no Teatro Riachuelo, respeitando todos os protocolos de segurança. Os vencedores farão seus agradecimentos de forma virtual. 

"Dar voz a nossos parceiros e promover conteúdos em prol da igualdade racial e da diversidade de forma geral é parte central da nossa atuação. O ID_BR já se consolidou como ator fundamental na defesa da identidade étnico-racial brasileira e é muito bom apoiar a evolução deste prêmio tão relevante pelo segundo ano consecutivo", comenta a Gerente de Parcerias com Figuras Públicas do Facebook no Brasil, Nathalia Cabral.

O Prêmio "Sim à Igualdade Racial" 2021 terá a Niely, a Sony e a Oreo como patrocinadores ouro; Coca-Cola Brasil, Assaí, Gerdau, Magazine Luiza e Suzano como patrocinadores prata; e iFood, Pepsico, Hering, Devassa, Bayer, Johnson & Johnson, Twitter, GPA, Novelis, Farm, JBS, Ipiranga, Aegea e Clifford Chance como patrocinadores bronze. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui