Cabíria Festival encerra programação presencial nesta sexta, 21 

“Aurora”, de Everlane Moraes, disponível na plataforma Spcine Play (Foto: Divulgação/ Cabíria Festival)

A programação presencial do Cabíria Festival chega ao fim nesta sexta-feira, dia 21 de julho, às 20h30, exibindo "Saint Omer", de Alice Diop, longa-metragem inédito no país em sessão na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A Sessão Telecine é uma parceria com a marca especialista em cinema e com a Embaixada da França no Brasil. A entrada é franca. O filme recebeu dois prêmios em Veneza (22): o Leão de Prata e o Leão do Futuro (Melhor Filme de Estreia) e ainda o César de Melhor Primeiro Filme (2023). Já a programação gratuita online do festival, para todo o Brasil, continua até  domingo, 23, nas plataformas Spcine Play e MUBI. O patrocínio é da Spcine. 

PelaSpcine Play será possível assistir gratuitamente a 12 filmes – um longa e 11 curtas-metragens – nos dias 21 e 22. Da homenageada desta edição, a cineasta Everlane Moraes, estão  oito filmes: "A Gente Acaba Aqui", "Allegro Ma Non Troppo: La Sinfonia de la Belleza", "Aurora", "Caixa D'Água: Qui-Lombo é esse?", "Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana", "La Santa Cena", "Monga, Retrato de Café" e "Pattaki". A obra de Everlane transita entre diferentes gêneros e formatos, destacando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra. Seus trabalhos já foram exibidos em festivais como Sundance, Rotterdam, BFI, Womxn in Windows e One Story Up.

A Mostra Cabíria Festival – com três curtas e um longa-metragem – traz os curtas "Eu, Negra", de Juh Almeida, filme experimental que mergulha na jornada de Ayo, uma artista que questiona sua identidade ao perceber a desconexão entre sua imagem e sua verdadeira essência; "Se trans for mar", de Cibele Appes, que traz a história de Iara que, enquanto confronta seu passado, descobre que o amor romântico pode ser uma possibilidade; e "Yuri Uxëa Tima Thë" ("A Pesca com Timbó"), de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami,  um documentário sobre a pesca com timbó, contado pelos jovens realizadores Yanomami, destacando a importância do reencantamento das imagens para contar histórias. 

Já o longa-metragem "Fogaréu", de Flávia Neves, mostra o encontro da jovem Fernanda e suas secretas e dolorosas raízes. O longa foi premiado no Festival do Rio, no ano passado, e acaba de receber três  prêmios no Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa: Menção Honrosa, Melhor filme do público (ficção) e Prêmio Pessoa Melhor Realizador Ficção. 

A MUBI, distribuidora global e serviço de streaming com curadoria, disponibilizará até 23 de julho os filmes "Transviar", de Maíra Tristão, e "A Felicidade das Coisas", de Thais Fujinaga, destaques da programação do Cabíria Festival em 2022. Basta acessar o site e utilizar o cupom cabiriafestival.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui