Canal Futura prepara disponibilização de conteúdo na Internet

Em meio às comemorações de seus dez anos de existência, o Canal Futura prepara-se para lançar um serviço para disponibilizar o conteúdo de sua programação pela Internet. Trata-se do FuturaTec, um projeto para indexar a programação do canal e disponibilizá-la por meio da rede de compartilhamento de arquivos Bit Torrent para download gratuito. A idéia é que professores, alunos, parceiros e quaisquer interessados possam ter acesso ao conteúdo de forma gratuita e permanente. A única exigência será realizar um cadastro no site. O projeto, que entrará em fase de testes em novembro, é desenvolvido em parceria com a Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia) da UFRJ, e a parceria de conteúdo da Fundação Getúlio Vargas e do Overmundo.

Aniversário

O canal Futura, que no dia 22 de setembro completa dez anos, apresenta, além do FuturaTec, programas comemorativos, uma nova campanha publicitária e a adesão a um projeto para incentivar a discussão da democracia no mundo.
Entre as novidades estão dois programetes exibidos nos intervalos da programação. Um deles, produzido pela Pindorama, mostra pessoas de dez a cem anos contando as suas experiências de vida. O outro mostra os apresentadores do canal comentando os seus respectivos programas. Além desses interprogramas, há ainda um programa de 22 episódios de 30 minutos cada chamado ?Retrospectiva?, que mostra como o canal tem abordado os temas principais que norteiam a programação (cultura, juventude, meio ambiente e outros).
O canal também adere ao projeto mundial ?Por que Democracia? e passa a exibir de segunda a sexta, a partir de 8 de outubro, uma série de dez documentários sobre o tema. O programa será exibido pelo Futura simultaneamente a outros 200 países. Além da exibição, as TVs participantes entrevistam personalidades, inclusive brasileiras, com perguntas sobre voto, terrorismo e democracia. Essas entrevistas serão transformadas em curtas-metragens e estarão disponíveis na Internet. Além dos vídeos, foi montada uma casa na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde representantes de diversos países convivem durante dois meses e discutem o tema. O representante do Canal Futura é o estudante Erick Menezes. O projeto ?Por que Democracia?? é uma iniciativa que conta com a participação de 40 países e é liderado pelas empresas BBC (Reino Unido), DRTV (Dinamarca), YLE (Finlândia), SABC (África do Sul), SBS (Austrália), Arte (França e Alemanha) e NHK (Japão).

Seminário internacional

Com objetivo de identificar novos modos de fazer comunicação e experiências de renovação de linguagem audiovisual, o Futura promoverá, nos dias 8 e 9 de outubro, na Pinacoteca de São Paulo, seminário internacional com o tema ?Comunicação para a transformação social?.
Estarão presentes no evento o canadense Warren Feek, presidente da ONG ?Communication Initiative? (que reúne organizações que trabalham com a comunicação como agente de desenvolvimento); representantes do segmento infantil da ?Al Jazeera Children?s Television?, do Catar; do projeto de combate a Aids ?Soul City?, da África do Sul; e do ?International Central Institute for Youth and Educational Television?, da Alemanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui