TNT anuncia os vencedores do Festival de Curtas

Lançado em fevereiro deste ano, o Festival de Curtas TNT anunciou os ganhadores da primeira edição. Os seis projetos selecionados para serem produzidos e exibidos na TNT são: "A Ponte", do roteirista e diretor Rafael Câmara; "Disney MG", da roteirista Mariana TeschMorgon e da diretora Maria Vitória Canesin Lovato; "Luca e a Identidade Secreta do seu Pai", do roteirista Vinícius Neves Mariano e do diretor Rodrigo Zanchini de Meneses; "Narrativa de um Crime", do roteirista Alison Zago Brito; "Persignação", do roteirista Igor de Lyra, e "View", da roteirista Rafaella Silveira e do diretor Gabriel Gallindo.

Segundo Rogério Gallo, vice-presidente dos canais de entretenimento da Turner no Brasil, a ideia é que a iniciativa se torne um evento permanente no calendário. "A gente quer fazer com que o festival se torne uma vitrine, reveladora de novos talentos do cinema brasileiro", disse.

O espaço dedicado às produções na grade do canal deve ser de destaque, conta o executivo. "A ideia é dar um tratamento nobre ao conteúdo, e não exibir em horários alternativos ou embalados de forma separada da programação. Queremos levar os curtas a uma massa de audiência grande", diz.

"A gente quer fazer com que o festival se torne uma vitrine, reveladora de novos talentos do cinema brasileiro",  diz Rogério Gallo, vice-presidente dos canais de entretenimento da Turner no Brasil
"A gente quer fazer com que o festival se torne uma vitrine, reveladora de novos talentos do cinema brasileiro", diz Rogério Gallo, vice-presidente dos canais de entretenimento da Turner no Brasil.

O festival recebeu projetos de 25 estados. Segundo Gallo, a expectativa é que o número de competidores no próximo ano seja ainda maior, uma vez que muitos não conseguiram atender às demandas do concurso. Dos 1,4 mil inscritos, aproximadamente 900 conseguiram entregar toda a documentação exigida em dia. "Até pelo perfil de alguns candidatos (iniciantes), não conseguiram cumprir prazos e exigências. O projeto conta com recursos do Artigo 39 (da MP 2.228/2001). Eles precisavam atender às demandas da Ancine e às nossas também", explica.

Seleção

A iniciativa é realizada pelo canal em parceria com a Casa Redonda, responsável pela organização e filtragem na primeira etapa, e coprodução da Movie&Art. Para definir os vencedores, o festival contou com jurados que são referências de mercado em diferentes segmentos da indústria do audiovisual. A cineasta Marina Person, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, o distribuidor Bruno Wainer e o produtor Fabiano Gullane fizeram parte da banca.

Produção

A próxima etapa é a produção, com a Movie&Art. "A ideia é que o suporte da Movie&Art ajude os realizadores a se organizarem em relação aos recursos financeiros, técnicos e operacionais", explica Gallo. "O orçamento médio dos curtas é de R$ 150 mil, além da infraestrutura da Movie&Art, para possam trabalhar em condições confortáveis", completa. A estreia dos curtas deve ser em meados de novembro.

Veja a sinopse dos curtas selecionados.

"A Ponte"
Roteirista e diretor: Rafael Câmara
Cidade: São Paulo
Gênero: comédia dramática
Sinopse: Uma comitiva de casamento e um cortejo fúnebre se encontram no meio de uma ponte isolada, e na dificuldade de ambos os lados recuarem, vão precisar decidir quem passará primeiro. Do lado da comitiva, o pai da noiva levanta questões práticas que fazem parte do arranjo de qualquer casamento: horário marcado com antecedência, investimento financeiro, convidados, um noivo e um padre esperando no altar. Já para o viúvo, cumprir o último pedido da falecida esposa de ser enterrada ao pôr-do-sol o impossibilita de perder tempo na tarde que começa a minguar, além de também ter um padre para encontrar. Assim, a personalidade persistente e sem tato do pai da noiva, e a teimosia impassível do viúvo, levantam questões práticas e emocionais sobre manobrar carros e crenças, tornando a ponte um cenário cômico para o embate entre duas opiniões sobre o mesmo problema.

"Disney, MG"
Roteirista: Mariana TeschMorgon
Diretora: Maria Vitória Canesin Lovato
Cidade: São Paulo
Gênero: comédia
Sinopse: Keka mente para as amigas na escola: diz que vai para a Disney, mas vai mesmo é para a casa de sua avó em Teófilo Otoni, MG. Enquanto tenta criar material para sustentar suas mentiras, acaba se divertindo com as pessoas que a ajudam: seu amigo de infância Felipinho, sua mãe e sua avó. E de repente, Teófilo Otoni não parece tão ruim quanto a menina imaginava que seria. As amigas descobrem a farsa e Keka sofre, mas o sofrimento passa e dá lugar a uma nova forma de viver aquelas férias, com mais piscina de plástico no quintal e menos Whatsapp.

"Luca e a Identidade Secreta do seu Pai"
Roteirista: Vinícius Neves Mariano
Cidade: São Paulo
Diretor: Rodrigo Zanchini de Meneses
Cidade: São Bernardo do Campo
Gênero: drama infantil
Sinopse: Luca, um garotinho de nove anos, é travesso e inocente. Impressionado com a força de seu pai ao levantar uma caixa, Luca desconfia de que ele seja um super-herói. Para se convencer disso – e provar sua teoria para um amigo, Luca cria algumas provas em que seu pai é obrigado a usar seus super-poderes. Entretanto, quando a criança descobre que a relação entre seus pais não vai bem, seu herói perde a capa e a espada. Luca é obrigado a entender que pais também são humanos e que está na hora de amadurecer.

"Narrativa de um Crime"
Roteirista: Alison Zago Brito
Cidade: São Paulo
Gênero: policial
Sinopse: Constantin, um investigador da Polícia Civil e aspirante a escritor, busca escrever uma boa história para um concurso de narrativas. Paulo, um Policial Militar com problemas de agressividade, acaba de voltar de um período de suspensão da PM, devido ao uso de violência desmedida. As diferentes perspectivas de Constantin e Paulo colidem quando se encontram numa cena de crime: uma jovem travesti foi brutalmente assassinada. Ao final da trama, a batalha entre as diferentes visões de mundo flerta com a tragédia, desconstrói preconceitos e revela uma dura realidade, repleta de ironias, sangue e lágrimas.

"Persignação"
Roteirista: Igor de Lyra
Cidade: Jaboatão dos Guararapes
Gênero: Suspense
Sinopse: Ambientado entre rodovias desertas do Sertão nordestino, Persignação narra duas estórias aparentemente independentes; numa das pontas, dois bandidos viajam em um carro branco, o motorista, Aldo e o carona, Cesar, que está com ferimento de tiro. Na outra ponta da estória, em um rabecão, o corpo de um homem assassinado, o motorista, Mendes, e Cíntia, recém viúva e grávida.

"View"
Roteirista: Rafaella Silveira
Diretor: Gabriel Gallindo
Cidade: São Paulo
Gênero: suspense
Sinopse: Quando a maior youtubervlogueira e webcelebridade do Brasil é sequestrada no dia seguinte ao anúncio de seu novo programa em rede nacional, a comoção de seus 10 milhões de seguidores é natural. Mais um novo programa no ar. Kaka quebra a internet, do jeito que já está acostumada a fazer. O problema é que dessa vez, a internet que vai quebrar ela. Kaka é sequestrada de verdade. Em seu desafio final Kaká fica sem opção, ou some da vida ou some da internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui