Festival de Amsterdã terá filmes brasileiros

O Festival Internacional de Amsterdã, evento dedicado ao cinema documental, exibe em sua décima-quarta edição alguns dos clássicos brasileiros do gênero. Estão na programação da mostra paralela Top Ten, na qual o festival convida um documentarista em evidência para ser o curador e eleger seus ?dez mais? de todos os tempos, os filmes ?Cabra Marcado para Morrer? (1984), de Eduardo Coutinho; ?Notícias de Uma Guerra Particular? (1999), de Kátia Lund e João Moreira Salles; ?Socorro Nobre? (1995), de Walter Salles; ?Futebol? (1998), de Arthur Fontes e João Moreira Salles; e ?Terra Estrangeira?, de Walter Salles e Daniela Thomas. Em 2002, os curadores convidados são Walter Salles e João Moreira Salles.
O Brasil também é representado nas mostras paralelas por ?A Via Crucis da Rocinha?, de Alexandre Montoro; ?Rio, Um Dia em Agosto?, da brasileira radicada na Holanda Maria Augusta Ramos; e ?Rota ABC?, de Francisco Cesar Filho.
Além das obras, alguns profissionais brasileiros participarão do festival. João Salles ministrará uma das três master classes do evento, ao lado de Peter Wintonick e Peter Lynch; Francisco Cesar Filho integra o júri da Silver Wolf Award, a competição de curtas do festival; e Amir Labaki integra o júri do Prêmio Anistia Internacional-Doen, destinado a trabalhos que se destaquem no campo dos direitos humanos. Mais informações sobre o Festival de Amsterdã no website www.idfa.nl.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui