Vice-presidente de afiliadas da Disney e ESPN avalia motivos da explosão de audiência da NFL nos últimos cinco anos

O início de fevereiro é marcado no mundo do esporte pelo Super Bowl, evento que reúne, além da competição, entretenimento, música e uma das maiores janelas da publicidade mundial. Em 2018, a audiência da NFL na ESPN cresceu 67% no comparativo das últimas três temporadas – já a transmissão do Super Bowl deste ano teve a maior audiência histórica da final e, claro, foi líder de audiência no dia. O número de pessoas que acompanharam a decisão pelo app WatchESPN também cresceu: 21,3% mais acessos do que em 2017.

Mas por que esse esporte que não é tradicional do Brasil faz tanto sucesso por aqui? De acordo com Marcello Zeni, vice-presidente das afiliadas da Disney e ESPN, o trabalho didático que o canal prestou em relação ao esporte foi um dos fatores que fez com que o interesse do público crescesse. "As transmissões das partidas buscam atender aos mais diversos tipos de fãs, desde os mais aficcionados pelo futebol americano até os que começaram a acompanhar há pouco tempo", explica. "O didatismo aliado às narrações e comentários bem humorados da equipe de jornalismo da ESPN foram parte desse crescimento", opina. "Além dessa preocupação em explicar o esporte, é essencial falar do alto nível de profissionalismo e da qualidade das partidas da NFL. Cada jogo é um grande evento e o Super Bowl coroa o campeão com um grande espetáculo de entretenimento.", conclui Zeni.

Para além dos números de audiência, o crescimento do interesse de acompanhar as competições internacionais pela televisão reflete também em um maior número de pessoas, especialmente jovens, que começam a praticá-los na "vida real". O vice-presidente da ESPN afirma: "O aumento do interesse pela grandes ligas esportivas do mundo é um fator importante para o crescimento do esporte no Brasil. Ao assistir os maiores nomes do esporte, independentemente da modalidade, os fãs acabam se inspirando e buscando a prática esportiva. Esse fenômeno ocorre hoje com o futebol americano, modalidade que possui cada vez mais equipes espalhadas pelo Brasil.".

Olhando para trás, é notável uma explosão em termos de audiência da NFL no mercado brasileiro nos últimos cinco anos – hoje, o Brasil ocupa a terceira posição no número de fãs da liga em todo mundo, ficando atrás somente dos EUA e México. Para Marcello Zeni, alguns fatores explicam tal explosão: "O fenômeno Tom Brady, por exemplo, um dos maiores jogadores de todos os tempos; Peyton Manning, que mostra o tamanho do seu sucesso no Brasil com o número de acessos do filme "The Book of Manning" (disponível no WatchESPN); a presença de um jogador brasileiro na liga, Cairo Santos, e o maior número de partidas transmitidas aqui.

Sobre Tom Brady, ele ainda argumenta: "Grandes ícones contribuem para a popularização de um esporte, como é o caso do Tom Brady para o futebol americano, do Roger Federer no tênis ou do LeBron James e do Stephen Curry na NBA. Jogadores acima da média, decisivos e com uma carreira vitoriosa, inspiram gerações e fãs a acompanharem um esporte e o Tom Brady é um dos grandes da história da NFL. Além de ser um dos maiores jogadores da história da liga, o fato de ser casado com uma brasileira de renome mundial e de grande admiração dos brasileiros, Gisele Bündchen, é uma curiosidade que desperta ainda mais o interesse.".

A conclusão é que o interesse brasileiro pela NFL é real, e não uma curiosidade passageira. A maior prova disso, para Zeni, é que os números de audiência crescem durante toda a temporada e não somente na final do campeonato.

"É claro que existem muitos curiosos que passam a admirar a NFL em seu primeiro contato, que ocorre muitas vezes durante o Super Bowl", ele reconhece, "Mas os fãs de esporte buscam entender as regras para acompanhar esse jogo que envolve muita estratégia e que é altamente competitivo. Por esse motivo a NFL se tornou no Brasil um evento social. Nos dias de jogos os amigos e familiares se reúnem para assistir juntos e muitas vezes acompanham duas partidas seguidas. Sem contar nos grupos criados nas redes sociais e mensagens instantâneas para discutir o esporte. Uma nova cultura esportiva foi criada e ganha força a cada temporada entre os fãs brasileiros.".

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