Documentário da Têm Dendê vai mostrar as relações sociais do Carnaval de Salvador 

Olodum grava para o filme “Carnaval - O Grande Negócio” (Foto: Divulgação)

De volta à cena do Carnaval de Salvador após dois anos de hiato por causa da pandemia de Covid-19, a Têm Dendê Produções renovou a parceria com a Band e assumiu, pelo 22º ano, a produção de base do Band Folia. A emissora paulista e a produtora baiana estão juntas desde a primeira edição da atração, em 1999. 

A produtora também continua as gravações do documentário "Carnaval – O Grande Negócio", que vai mostrar as relações sociais do Carnaval de Salvador. Quem lucra com o Carnaval? Qual sua contribuição para a formação cultural atual da Bahia?  De trabalhadores da folia, aos empresários e artistas, os depoimentos mostram caminhos e visões sobre o sistema que dura o ano inteiro, e não apenas os sete dias de festa.

Em 70 minutos, o filme procura pensar as relações sobre o processo de valor da festa nos âmbitos financeiros, sociais e simbólicos. Para documentar essas relações, a Têm Dendê completa nove anos do registro da folia que irá durar uma década, contando com depoimentos de artistas, fontes oficiais, grandes e pequenos empresários, turistas e moradores da capital do Carnaval no Brasil.

"A nossa busca é para entender como tudo funciona e porque o Carnaval de Salvador se tornou um dos eventos mais cobiçados e lucrativos do país. Vamos mostrar as transformações que a festa enfrentou de 2014 a 2024, como as diferentes fases de impacto social e econômico que permite uma análise profunda sobre como o Carnaval tem sido um dos maiores eventos econômicos do mundo", explica Daniel Arcades, um dos roteiristas do filme. A previsão de estreia é para 2025. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui