Território do Brincar lança o média-metragem "Brincar em Casa", sobre o brincar em família

No último ano, foram muitos os desafios enfrentados pelas famílias e suas crianças: a vida lá fora foi reduzida a uma janela e os ambientes da casa foram os únicos espaços possíveis para o brincar. No entanto, esse também foi um período oportuno para novas descobertas. Dentro de casa, um brincar espontâneo favoreceu explorações, investigações, expansão e experiências em diferentes cômodos. É a partir destas observações que o Território do Brincar, pesquisa fenomenológica do Instituto Alana, lança nesta segunda-feira, dia 22 de março, o média-metragem "Brincar em Casa", de Renata Meirelles e David Reeks, que estará disponível gratuitamente na seção Assista Agora no Videocamp. 

Desde 2012, o Território do Brincar apresenta diversidade e potencialidades do brincar espontâneo Brasil afora, porém, a pandemia fez com que a pesquisa ganhasse uma nova rota: o que antes era brincar na cidade se transformou em brincar em casa. O filme traz uma cena de uma conversa vivida pela diretora e seu filho, mostrando a cumplicidade que criaram para conseguir atravessar esses tempos de tantas incertezas. Mostra, ainda, diálogos com famílias e reflexões sobre conversas realizadas entre os pesquisadores que participam da pesquisa, visando encontrar sincronicidades, recorrências de gestos, ações e aspectos singulares que evidenciam a resiliência do brincar nesses tempos de pandemia. 

A partir da pesquisa, também foi lançado um podcast resultado das escutas online realizadas com as mesmas famílias que participaram do filme, para compreender, pelo contexto de cada criança, seus ritmos, rotinas e interesses, o que havia de espontâneo no brincar diante da pandemia. Ao todo, foram entrevistadas 55 famílias – sendo 25 delas na cidade de São Paulo, e 11 em outras cidades brasileiras. Algumas das entrevistas, 18 no total, também foram realizadas com pessoas em outros países, como África do Sul, Estados Unidos, Peru, Malawi, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Itália, Argentina, Índia, Moçambique, Bélgica e México. 

Lives sobre "O Brincar em Casa" 

Para contar um pouco sobre a produção, serão realizadas três lives no canal do YouTube do Instituto Alana, com pesquisadores do Território do Brincar, que contarão detalhes sobre os processos de escuta. 

A primeira será no dia 31 de março, quarta-feira, às 19h30, sobre "Escutas para o Brincar Livre: do campo ao isolamento", com a participação de David Reeks e Renata Meirelles, ambos diretores do filme "Brincar em Casa", e coordenadores do Território do Brincar. Neste dia, os convidados farão um relato aberto sobre o processo da pesquisa Brincar em Casa e as produções do filme e da série de podcast. 

No dia 6 de abril, terça-feira, às 15h30, o tema será "A Cidade Virou Casa: espaços, tempos e relações do brincar", com participação de Gabriel Limaverde, educador e pesquisador das infâncias; Lia Mattos, documentarista, produtora cultural, antropóloga e arte-educadora e Soraia Chung Saura, professora na Escola de Educação Física e Esporte e da Faculdade de Educação, ambas da Universidade de São Paulo (USP). No encontro, será abordado como foi o processo de pesquisa do Brincar nas Cidades para o Brincar em Casa. 

A última live será no dia 14 de abril, quarta-feira, às 19h30, com o tema "Brincar na Pandemia: a força do espontâneo", com a participação de Elisa Hornett, educadora e pesquisadora da infância; Sandra Eckschmidt, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Reinaldo Nascimento, terapeuta social, educador físico e psicopedagogo. Os convidados mostram como foi o desafio de adentrar na espontaneidade das crianças, a partir das conversas com as famílias em isolamento social, e exploraram o fenômeno do brincar espontâneo durante esse período e o que ele nos diz para além de uma pandemia. 

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