"Territórios Negros", série da Têm Dendê, evidencia cultura africana existente na Bahia

Sued Hosaná na série "Territórios Negros" (Foto: Divulgação)

As heranças da diáspora africana na música, na culinária e na religiosidade são pontos de partida e objetos de investigação de "Territórios Negros", nova série original da Têm Dendê Produções que está em fase de gravações, e apresenta ainda espaços sagrados e herdados, como as feiras. A cada episódio, a série vai reunir duas histórias que buscam recuperar a memória dos territórios visitados, promovendo diálogos entre o passado, o presente e o futuro da ancestralidade africana plantada na Bahia. Carine Fiúza é a diretora de episódios da produção.

A cantora Nara Couto e a performer Sued Hosaná são as convidadas para imergir nessa experiência de conexão e resgate de símbolos do continente africano, que guardam parte significativa da narrativa cultural brasileira. Duas mulheres negras que estarão no processo de investigação e descobertas dos territórios e das heranças afro-brasileiras presentes na Bahia.

A diretora destaca que a série aborda os pilares que sustentam a vivência negra no Brasil: a riqueza, a força, a beleza, a espiritualidade e o ritmo que o corpo preto carrega onde quer que vá. "Para tanto, não poderíamos começar por outro tema que não as Yas, mães, mulheres de grande poder", diz. Além das Yas, o "Projeto Irmãos no Couro" está presente em um dos episódios, destacando a importância da defesa da ancestralidade e a transmissão do conhecimento para as gerações futuras. O projeto foi criado em 2017 com o objetivo de manter e salvaguardar os ritmos sagrados preservando o conhecimento ancestral. 

"Territórios Negros" conta com a consultoria do doutor em administração e professor da Universidade Federal da Bahia, André Luís Nascimento dos Santos, pesquisador dos campos dos direitos humanos, da gestão social e da salvaguarda do patrimônio cultural afro brasileiro e seus lugares de memória, poder e redes de solidariedade. Em fase de produção, a série será gravada até a segunda quinzena de maio e a previsão é que seja lançada no primeiro semestre de 2024, no canal Prime Box Brazil. A obra é financiada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine e tem direção de Vânia Lima e Carine Fiuza, produção executiva de Keyti Souza e roteiros de Monica Santana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui